Senado aprova R$ 5 bilhões para tirar o turismo do sufoco

 em Capa, Desenvolvimento Econômico Regional e Turismo, Notícias, Senado, Últimas

O Plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (02/09), a Medida Provisória 963 que repassa R$ 5 bilhões para o Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O recurso deve ir para o financiamento de capital de giro emergencial, que pode ser usado em pagamentos de salários, e para investimentos em capital fixo, como reformas em hotéis, para adaptação às novas exigências do mercado.

 

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), destacou que essa MP vai bancar a portaria do Ministério do Turismo, que facilitou os empréstimos ao setor, pelo Fungetur.

“Estamos prorrogando, inclusive, os financiamentos. Além de baixar os juros  de 7% para 5%, ainda estamos prorrogando o prazo de carência de seis meses para um ano, no sentido de ajudar esse setor tão atingido e de tanta importância pra o país”, ressaltou.

 

Segundo o relator da MP, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o setor foi um dos mais atingidos pela pandemia, registrando perdas consideráveis, tanto por ter sido um dos primeiros a parar, como por ser, provavelmente,  um dos últimos a voltar às atividades normais. “As perdas consideráveis no setor do turismo, ocasionadas pela pandemia, impõem a necessidade de alocar recursos com a finalidade de amenizar os impactos econômicos dela decorrentes”, afirmou.

 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar