Izalci Lucas exalta a importância dos 25 anos da TV Senado

 em Notícias, Últimas

Sessão solene comemorou o início das atividades da emissora que transmite as sessões e trabalhos legislativos da Casa pela TV aberta, por assinatura e pela internet

Há exatos 25 anos, o Senado Federal deu um passo importante na comunicação institucional do Brasil ao criar a TV Senado. No dia 5 de fevereiro de 1996, surgia a primeira emissora legislativa de alcance nacional e para celebrar a data, o Senado realizou nesta sexta-feira (5) uma sessão solene remota para homenagear o feito histórico. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) presidiu a sessão, a pedido do autor do requerimento, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Em seu discurso, Izalci enalteceu o trabalho dos profissionais que fizeram parte da história da TV Senado nesses 25 anos. O senador lembrou que a emissora sempre atuou com um olhar para o futuro e desde a sua fundação noticiou fatos importantes da política brasileira.

“Hoje somos reconhecidos por ter mostrado ao mundo que as decisões do parlamento não iriam parar e esperar o fim da pandemia. Com as sessões remotas, o Senado Federal colocou seus parlamentares, a tempo e a hora, para votar e decidir projetos e ações que trouxeram paz e confiança ao povo brasileiro”, disse Izalci ao citar a relevância da transmissão das sessões remotas por meio da TV Senado.tvsena

O presidente do Senado na época, o ex-senador e ex-presidente da República, José Sarney (MDB), participou da sessão solene remota e confessou que criar a TV Senado foi um grande desafio para o parlamento. “Não pensem que foi fácil. Tivemos que convencer os senadores que estavam resistentes quanto a possibilidade de mostrar ao povo o que acontecia dentro do plenário”, relembrou Sarney.

A primeira diretora da TV Senado, a jornalista Marilena Chiarelli, mencionou que o Senado não tinha nenhuma estrutura de equipamentos que pudesse viabilizar a transmissão das sessões que era o objetivo principal daquela época “Nós tivemos dificuldades para realizar as primeiras transmissões. A TV Senado surgiu de uma central de vídeos”, recordou Chiarelli.

Outros senadores também fizeram questão de falar durante a sessão solene remota para homenagear o trabalho realizado pela TV Senado. Atualmente, a emissora está presente em todos os estados brasileiros por meio das operadoras de TV por assinatura, por satélites e antenas parabólicas do tipo analógico e digital.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Senador Izalci ao Lado de Igor Diolindo, um dos participantes do evento e aluno do Projeto Rompendo Barreiras