Movimento Moda Connect oferece cursos gratuitos de moda sustentável e tem participação de alunos do Projeto Rompendo Barreiras

 em Capa, Notícias, Oportunidades, Slide, Tecnologia, Últimas

O Movimento Moda Connect iniciou no dia 8 de fevereiro uma etapa com 10 cursos gratuitos, nas áreas de moda sustentável e áreas empreendedoras afins. A iniciativa, que conta com o apoio do senador Izalci Lucas (PSDB/DF), apresenta alternativas para um mercado de moda mais inclusivo, com consciência social e sustentabilidade e abrange oficinas, workshops e desfiles, a fim de conectar experiências sustentáveis bem-sucedidas em diversas partes do mundo, além de debater questões importantes para o futuro do mercado e dar oportunidade de experiência profissional a jovens com limitações físicas.

Senador Izalci ao Lado de Igor Diolindo, um dos participantes do evento e aluno do Projeto Rompendo Barreiras

Segundo Ana Beatriz Goldstein, idealizadora do movimento, a inclusão e a abertura de oportunidades para jovens são características marcantes do movimento. Assim, o Moda Connect conta o trabalho de  Igor Diolindo e Igor Makita, integrantes do projeto Rompendo Barreiras –  profissionalização para jovens tetraplégicos, que também tem o apoio do senador Izalci. E ainda  Pedro Pacheco, web designer, estagiário da ONG Programando o Futuro, e Allana Nunes (artesã do grupo Concretamente Brasília), que são os responsáveis pelas mídias sociais do movimento.

A etapa inicia com oficinas de “Modelagem de Vestuário” e “Segmento de Mercado e Adequação Técnica em Costura e Padrões de Qualidade”, que irá culminar na produção de peças, posteriormente apresentadas pela empresa de moda de luxo sustentável, Natural Cotton Color (NCC), na semana de Moda de Milão, em setembro, no desfile “Ipês do Brasil – Do Cerrado ao Sertão, que contará também com bordados contratados de artesãs do DF.

O evento conta ainda com a  parceria do Sindivest /DF que selecionou os participantes e do SENAI/DF que fornece estrutura e equipamentos. O Moda Connect recebeu ainda, apoio financeiro da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e está vinculado ao Instituto General Villas Bôas (IGVB).

As informações sobre o Moda Connect podem ser encontradas nas redes sociais: Instagram @modaconnect / facebook : modaconnect.

 

Rompendo Barreiras

A iniciativa foi criada em 2019, no Distrito Federal (DF),  tem como idealizadora a professora Ana Beatriz Goldstein e conta com o apoio do senador Izalci Lucas, que destinou R$ 200 mil para institucionalizar o projeto, que se transformou, em 2020, em um curso de robótica e inteligência artificial para pessoas com limitações físicas, no Instituto Federal de Brasília (IFB), utilizando a tecnologia assistiva Hands Free.

Segundo Izalci, é uma oportunidade para que esses jovens possam aumentar suas habilidades e explorar ao máximo suas possiblidades. “Por isso, destinei recursos por meio de emendas ao Orçamento da União para o IFB, que é um dos parceiros do projeto, de modo que pudéssemos implantar o primeiro curso aqui no DF”, disse o senador.

O primeiro estado a replicar o projeto foi o Rio Grande do Sul, mas a iniciativa deve ser expandida por todo o Brasil.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar