Izalci defende autonomia e descentralização da gestão escolar
O projeto que estabelece critérios técnicos para nomeação de diretores de escola estava em debate
A importância do papel do diretor para a gestão escolar foi destacada pelo senador Izalci Lucas (PSDB/DF) durante reunião da Comissão de Educação (CE), nesta segunda-feira (16). Izalci avaliou a contribuição que o gestor escolar representa para a instituição de ensino. Segundo o senador, um bom líder é responsável pela integração de toda a escola.
“O diretor é no mínimo 70% da escola porque, quando o líder é competente, ele consegue integrar e sensibilizar todos. Uma vez, visitei duas escolas próximas e pude ver a diferença de administrações. Até o desempenho no aprendizado se deve à atuação do diretor”, avaliou.
Durante a discussão do projeto de lei 5.682/2019, que prevê a adoção de critérios técnicos e de participação da comunidade escolar para a nomeação de gestores escolares, o senador afirmou que é importante ter pessoas preparadas para desempenhar essa função.
“O diretor tem que ter qualificação e autonomia. O gestor sabe onde os recursos precisam ser aplicados, quais são os problemas que merecem atenção e o que é necessário para melhorar a escola”, sustentou Izalci.