A Voz dos Idosos no Senado: Izalci Lucas Pede Mais Respeito e Políticas Públicas
Em celebração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, o Senador Izalci Lucas chama atenção para políticas públicas eficazes para a terceira idade no Brasil.
Foi celebrada na manhã de ontem (6), uma sessão especial para homenagear o Dia Nacional da Pessoa Idosa, que é comemorado dia 1° de Outubro. Izalci iniciou seu discurso refletindo sobre a perda de respeito aos mais velhos, comparando a situação com a metáfora de sua geração ser “a geração sem a coxa do frango”, referindo-se a um tempo em que os mais velhos tinham a preferência na hora de se alimentar.
O parlamentar destacou a carência de políticas públicas específicas para a fase do idoso, em contraste com a atenção dada a outras etapas da vida, como o pré-natal e a primeira infância. Ele abordou as dificuldades no sistema previdenciário e os crimes cometidos contra a terceira idade, citando a participação na CPMI do INSS.
O Senador ressaltou a inversão da pirâmide etária, questionando o futuro da Previdência e o que a sociedade fará para garantir os direitos dos idosos. Ele criticou a falta de dignidade, mencionando o abandono de idosos pela família e a perda de direitos.
“Os idosos merecem todo o nosso respeito, nosso carinho e muita política pública para que eles tenham a melhor qualidade de vida.” – disse.
Izalci finalizou pedindo aos governantes e parlamentares que busquem alternativas para garantir os direitos da pessoa idosa.