Ponte Alta pede regularização fundiária
A regularização de suas propriedades é reivindicada há alguns anos por 90 mil pessoas que vivem em Ponte Alta, no Gama, e residem em 20 mil condomínios. Mesmo assim, e depois de aprovada a lei que permite a legalização das propriedades, o governador Ibaneis não adotou nenhuma medida para tranquilizar estas famílias. Esta é uma das principais reivindicações ouvidas pelo senador Izalci Lucas, durante sua agenda de visitas no sábado (12/3).
“É um absurdo o que constatamos e ouvimos da população de Ponte Alta, em conseqüência da falta de sensibilidade, humanidade e, o descaso e irresponsabilidade do Governo, para com a cidade e seus milhares de habitantes”, afirmou Izalci ao realizar mais uma agenda do programa do PSDB “TODOS PELO DF”.
A Ponte Alta do Gama sofre com este pesadelo. A situação cria problemas nas áreas residenciais, comerciais urbanas e rurais, gerando insegurança aos moradores, impedindo melhorias, o desenvolvimento e os investimentos empresarias e, ainda criando transtornos de toda ordem na área rural onde a produção é expressiva com centenas de chácaras.
Em reuniões e debates, com centenas de pessoas, lideranças, empresários, professores, diretores de escolas, profissionais liberais e populares, também foram muitos os protestos contra a situação das escolas da região. Diretores de escola denunciaram o estado de conservação das unidades e a dificuldade de gestão que enfrentam. Contaram que não há recursos para tomar as providências diárias que precisam para a manutenção, concertos e atendimento aos alunos.
Relataram que devido a centralização, burocracia e a falta de recursos chegam a pagar do próprio bolso despesas de manutenção e até a compra de produtos de limpeza para as escolas. Queixaram-se ainda da falta de estímulos e incentivos, com gratificações irrisórias para quem ocupa os cargos de Diretores e Coordenadores.
“Conheço os problemas e as necessidades vividas pelas escolas, professores e diretores da rede pública do DF, todos agravados pela falta de atenção, respeito e responsabilidade do Governo para esta área que deve ser prioridade na administração pública e me comprometo a trabalhar e fazer o que for necessário para mudar esta realidade”, disse Izalci.
Além desses problemas, o Prefeito Jorge Alberto Amêndola e o líder empresarial Andre Ferreira Santos denunciaram o total descaso do Governo para com a histórica necessidade de remodelação estrutural e esgotamento pluvial da avenida São Francisco, principal artéria e acesso da cidade que sofre alagamentos constantes, promovendo acidentes de trânsito e impedindo o trânsito de pedestres.
O Senador atendeu convite da direção do Centro Interescolar de Línguas do Gama para conhecer a recém inaugurada sala de informática do Centro. Foi recepcionado pelo diretor Walmy Siqueira que agradeceu o recebimento de vários computadores do Projeto Programando o Futuro, em função de articulações políticas e administrativas de Izalci.
No seu roteiro de visitas, ele compareceu como convidado especial dos “Amigos do Izalci” — policiais civis, militares e bombeiros da cidade, acompanhados de seus familiares, que somaram mais de 200 pessoas em um almoço. Acompanhado pela esposa, Dona Ivone, o Senador foi homenageado pelo trabalho que tem desenvolvido no Congresso em favor daquelas categorias.