Izalci recebe nova diretoria do Sinpol-DF no Café Virtual

 em Notícias, Segurança Pública, Últimas

Parlamentar e dirigentes conversaram sobre o reajuste salarial para a PCDF concedido por meio da MP 971/2020 e outras reivindicações da categoria

Desde que a pauta do reajuste salarial das três forças de segurança pública do DF (Polícia Civil, PMDF e Corpo de Bombeiros) entrou na pauta do Congresso Nacional, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) tem sido um ferrenho defensor da proposta em busca de garantir que os servidores sejam valorizados. Nesta sexta-feira (07), o parlamentar conversou com a nova diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) sobre a tramitação da MP 971/2020 que trata do aumento da remuneração da categoria.

A MP foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 26 de maio concedendo o reajuste salarial de 8% para perito criminal, médico-legisla, agente de polícia, escrivão, papiloscopista e agente penitenciário da PCDF. A recém-empossada diretoria do Sinpol-DF ratificou ao senador a necessidade do Congresso Nacional aprovar a conversão da MP em lei para que a recomposição seja mantida, já que a norma tem prazo de validade de até 120 dias.

O novo presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão ressaltou ao parlamentar a importância de aprovar algumas emendas apresentadas. O dirigente citou a emenda nº 9, de autoria do próprio Izalci, que trata do auxílio uniforme, auxílio alimentação, assistência integral à saúde dos servidores e seus dependentes. “Se essa emenda for aprovada, será uma grande conquista para nós já que compramos os nossos uniformes”, observou o policial.

Outro ponto abordado durante o encontro foi sobre a necessidade dos policiais civis terem direito a um plano de saúde. “Tem muitos policiais que nesse período estão recorrendo a hospitais públicos que todos sabem a situação que está”, disse um dos diretores do Sinpol-DF.

Para o senador Izalci, a MP está praticamente consolidada dentro do Congresso, porém, é preciso estar atento ao prazo e também acompanhar os debates sobre o tema. “Tratar de medida provisória que concede reajuste salarial é sempre muito difícil porque os outros parlamentares também querem atender seus estados. Mas, a MP 971/2020 já está pacificada”, afirmou o parlamentar.

Quanto as 74 emendas que foram apresentadas a MP, Izalci Lucas esclareceu que as que são correlatas ao tema podem ser aprovadas, desde que se tenha acordo e não gere despesas. O senador explicou que as reivindicações que não sejam contempladas pela MP 971/2020 podem ser apresentadas mais para frente. “Basta que o GDF proponha ao governo federal uma MP com regras específicas”, explicou Izalci.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar