São Sebastião carece de atenção

 em Todas

O senador Izalci Lucas (PL-DF) passou esta sexta-feira (05.05) em São Sebastião, como tem feito desde o início de seu mandato: “Precisamos conhecer o mundo real, o que infelizmente, falta nos políticos”, explica Izalci que, em mais esta visita, constatou que a região carece de atenção dos governantes.

Em reunião com o administrador de São Sebastião, Roberto Medeiros, o senador Izalci ouviu as principais demandas da região: Educação, Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

A cidade, com cerca de 200 mil habitantes, não tem creche pública, apenas conveniadas e apenas um centro de ensino médio público. “Infelizmente, nossos estudantes precisam ir ao Lago Sul e Plano Piloto”, disse o administrador, que falou das áreas já destinadas à construção de escolas. A falta de policiais e a falta de estrutura urbana (vias muito estreitas, por exemplo), dificultam ações de segurança na cidade.

Na sede da Administração, também funcionam Polo de Educação Profissional Senac de São Sebastião; posto de Atendimento Cohab; Gerência de Atendimento em Meio Ambiente e o Conselho Tutelar.

Izalci esteve na Cáritas Arquidiocesana, que fica na área quilombola e atende 120 indígenas venezuelanos. A instituição é tocada por voluntários dentre assistentes sociais, médicos e pedagogos. Seu diretor, Paulo Henrique Moraes, agradeceu a visita e lembrou da 1ª vez que Izalci esteve no abrigo, em 2021.

São Sebastião é a região que abriga o maior número de refugiados do DF.

Em café da manhã em Morro da Cruz, com cerca de 20 líderes do Conselho de Segurança, empresários e com o deputado distrital Rogério Morro da Cruz (PRD), o senador Izalci ouviu as demandas, dentre elas, a obra de captação de águas pluviais. Ouviu também o reconhecimento: “O que me marcou, foi a sua atuação na Lei 13.465 da regularização fundiária, que nos ajudou muito”, disse o deputado Rogério Morro da Cruz. Segundo ele, a Lei possibilitou que todos os governantes, junto às suas secretarias, pudessem avançar nas ações de regularização. O distrital disse que acompanha o trabalho do senador há muitos anos, e que aprendeu muito com ele.

Em visita ao 17⁰ Grupamento de Bombeiro Militar, o senador foi recebido pela tropa comandada pelo Major Daniel Vieira ei falou de seu trabalho em prol da categoria no Congresso Nacional.

“Vamos derrubar o veto do Governo Federal. Mas ainda assim, não resolveria a questão do auxílio-moradia, por ter vício de iniciativa. Mas há trabalho e acordo para que o Governo Federal faça o projeto de Lei para o auxílio-moradia, resolvendo de vez, esta questão”, disse Izalci que também lembrou da recente aprovação da Lei Orgânica da polícia e bombeiro militar, que ainda será regulamentada.

O Tenente-coronel Lopes, comandante em exercício do Comando de Operações (Comop), disse que há grande relação de confiança da população de São Sebastião com a instituição, mas que, em especial naquele Grupamento, enfrenta grande dificuldade, que é a diminuição de seu efetivo. “As pessoas estão se aposentando e não estão sendo substituídas. É costumeiro virem profissionais de tropas distantes para darem suporte ao nosso Batalhão, desabafou Lopes.

No 21⁰ Batalhão de Polícia Militar, recebido pelo tenente-coronel Vieira, Izalci ouviu policiais que explanaram sobre temas diversos, a exemplo dos designados, e se comprometeu a ajudá-los.

O senador andou na feira permanente para ouvir os feirantes e, em almoço no restaurante comunitário, participou do podcatst “Bate Prato”.

No período da tarde, em visita ao único Conselho Tutelar de São Sebastião, foi relatada a urgente necessidade de se abrir outra unidade. Os conselheiros estão sobrecarregados pois atendem toda a área rural, com as comunidades Capão Comprido, Zumbi dos Palmares, Morro da Cruz, Tiradentes, Aguilhada e Botelho, por exemplo.

O Conselho Tutelar, que recebeu o carro e a geladeira, de emenda parlamentar destinada por Izalci, ainda carece de mais estrutura. Os conselheiros aproveitaram a presença do senador para pedirem computadores, aparelhos de ar-condicionado, filtros e outros.

Na única unidade de saúde pública de São Sebastião, UPA, Izalci foi recebido pelo coordenador médico, Marcelo Martins, que também é do conselho de Saúde, e pela Mariana Diniz, responsável pelo IGES.

Izalci disse que tem constatado muitos problemas na saúde, em suas visitas nas cidades e se colocou à disposição para ajudar no que for possível., A Mariana do IGES, relatou que “os Hospitais de Base e de Santa Maria (HRSM) recebem emendas parlamentares do senador Izalci e estão muito bem, diga-se de passagem”.

Na cidade, ainda reuniu-se com líderes de associações rurais, no Parque de Exposições de São Sebastião, e líderes comunitários de Zumbi dos Palmares.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar