Izalci destaca a importância das startups para a transformação digital do Brasil durante live da Bússola

 em Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, Notícias

O senador debateu o futuro da ciência, tecnologia e inovação no país com especialistas e lembrou que o Congresso tem matérias importantes na pauta para o setor que precisam ser aprovadas

“Com o surgimento da pandemia do coronavírus, a população brasileira foi obrigada a acelerar o seu processo de transformação digital e se adaptar rapidamente”, disse nesta terça (27), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), durante participação na live semanal da Bússola, uma plataforma de conteúdo estratégico criada pela Exame e Grupo FSB, com o objetivo de promover debates que impactam a economia, a política e os negócios no país.

 

Izalci Lucas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, abriu o debate ressaltando que a ciência, tecnologia e inovação precisam de um olhar diferenciado em relação a investimentos e devem estar mais presentes na formação educacional.

“Os jovens brasileiros são muito criativos, talvez os mais criativos do mundo. Então, nós temos que pegar esse potencial que, infelizmente, na educação não é estimulado. Não temos na educação básica nenhum incentivo ao empreendedorismo e a inovação. Precisamos fazer isso dentro das escolas. Como vamos fazer inovação sem investimentos e sem qualificar os nossos jovens? Não tem como”, lamentou o parlamentar.

Recentemente, o governo federal remeteu ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Complementar 249/2020 que cria o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador. Para o senador Izalci, esse é um tema que precisa avançar no parlamento a fim de que as empresas possam ter um horizonte com melhores perspectivas e oportunidades.

“A falta de segurança jurídica, a desburocratização, a ampliação do acesso ao financiamento e o poder de compra do estado são problemas que devem ser ajustados durante a construção do marco legal para que as startups possam ter uma participação efetiva junto ao setor público”, observou o senador.

Além do marco legal das startups, Izalci citou que tramitam no parlamento brasileiro outras duas propostas legislativas relevantes para o crescimento e desenvolvimento do país. Um deles é um projeto de sua autoria que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o PLP 135/2020. Há também o PL 172/2020 que destina recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para implementar a banda larga nas escolas.

“Os nossos estudantes precisam ter acesso à internet pelo menos nas escolas”, reforçou Izalci Lucas.

A live contou com a participação da diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, o gerente de Inovação da Andrade Gutierrez, André Medina e o gerente de negócios júnior do Google Cloud, Alfredo Deak.

Veja abaixo a íntegra da live da Bússola, promovida pela Exame e Grupo FSB:

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar