Senado realiza homenagem aos médicos em sessão solene presidida pelo senador Izalci Lucas

 em Capa, Notícias, Saúde, Senado, Últimas

A pedido do senador Izalci Lucas (PSDB/DF), o Senado Federal realizou, nesta segunda-feira (26/10), sessão especial em homenagem ao dia dos médicos, celebrado em 18 de outubro, pelo trabalho e dedicação desses profissionais, salvando vidas e atendendo àqueles que mais precisam, especialmente neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia.

 

Ao iniciar a sessão, Izalci lembrou que além de comemorar o dia do médico, a sessão tem o objetivo de cobrar e reivindicar respeito e valorização a esses profissionais, que nas palavras do parlamentar, “enfrentam toda a sorte de dificuldades para assistir à população mais necessitada do nosso Brasil, especialmente nesse momento em que enfrentamos a pandemia da Covid-19”.

 

O senador lembrou ainda as dificuldades enfrentadas pelos médicos em todo o país. “Nas capitais e médias cidades se luta contra problemas crônicos de superlotação, falta de leitos e estrutura precária.  Nas pequenas cidades, os médicos sofrem com a falta de estrutura mínima para salvar, com a falta de simples medicamentos para dor”, disse.

 

Segundo Izalci, se não fossem a vontade e a determinação dos próprios médicos, a população não contaria com a assistência à sua saúde. “São problemas e histórias de superação que se multiplicam por este Brasil a fora”, ressaltou.

Manifesto

Durante a abertura da sessão, o senador Izalci lembrou ainda que em 2017, ou seja, três anos antes da pandemia, os médicos divulgaram um manifesto intitulado “carta do médico jovem para o Brasil”. Dentre os principais pontos levantados pelos médicos estão o aumento no número de leitos de internação, obrigatoriedade do exame nacional de revalidação de diplomas médicos (revalida) para que aqueles formados no exterior possam atuar como médicos no Brasil, bem como a aprovação, pelo Congresso Nacional, da proposta de emenda constitucional (PEC) 454/09, que cria a carreira de estado para o médico no SUS.

 

“Na época, recebi e falei sobre esse manifesto. E por admirar sobremaneira essa profissão que fiz um juramento: lutar para garantir seu bem-estar, sua liberdade e seus direitos a serviços públicos de qualidade, especialmente, o direito de ser bem atendido nos serviços públicos de saúde”, disse Izalci..

 

Para finalizar seu discurso de abertura, o senador afirmou que por todos esses motivos, considera importante a proposta do médico de Estado e defende sua análise pelo Parlamento, o mais breve possível.

 

Participantes

O Senador Fabiano Contarato (Rede/ES) falou sobre a importância do Sistema único de Saúde, reafirmada com a pandemia. Ele também citou projeto que apresentou para o setor da saúde.

“Eu apresentei o Projeto de Lei 2.564, que assegura o piso salarial a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiros, que são verdadeiros heróis. Mas esses profissionais não querem só palavras bonitas, porque a dignidade profissional passa por uma dignidade salarial, passa por condições de trabalho adequadas e não da forma como nós presenciamos nos hospitais públicos sucateados, sem equipamento, sem medicação, sem o mínimo de condições adequadas para dar a prestação de um direito humano essencial ,que é o direito à saúde pública como direito social expresso na Constituição Federal”, afirmou.

 

A senadora Leila Barros (PSB/DF)  lembrou que  como congressistas, mais do que reconhecer e agradecer aos médicos por sua coragem e dedicação ao próximo, é importante lembrar a obrigação de enfrentar o desafio de oferecer a eles melhores condições de trabalho.

“A forma de contribuir é defendendo o nosso Sistema Único de Saúde, o SUS. Nessa guerra contra a Covid-19, a rede do SUS foi o principal campo onde se travou a batalha da saúde contra a morte. Não fosse o nosso sistema público de saúde, os números dessa grande tragédia poderiam ter sido multiplicados” disse.

 

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) afirmou que é um dia de agradecimento a todos os médicos e médicas do nosso país, “pelo comportamento sério e ético de se entregar, de se doar nessa guerra terrível que travamos contra esse inimigo oculto que é o coronavírus”.

 

Convidados

Donizetti Dimer Giamberardino Filho, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), lembrou que as médicas e médicos brasileiros são trabalhadores dedicados e incansáveis, e que exercer uma profissão como medicina é uma escolha de vida, é escolher cuidar do próximo, é uma vocação por valorizar a vida de todas as pessoas. Segundo ele, falta políticas públicas mais eficientes para diminuir as desigualdades no acesso a saúde no país.

 

O presidente do Conselho Regional de Medicina Farid Buitrago Sánchez, lembrou os profissionais que deixaram suas famílias, o conforto de suas casas, para cuidar do próximo, arriscando suas vidas, sabendo que muitos deles poderiam ser contaminados. “Muitos deles foram contaminados, muitos perderam a vida nessa batalha também. E os colegas que perderam a vida são os que merecem a maior homenagem nesse Dia do Médico. Colegas que saíram para lutar, para ajudar o próximo e infelizmente não retornaram às suas casas”, lamentou.

 

Também participaram da sessão solene remota a contadora de histórias, Nyedja Gennari, que fez uma homenagem aos profissionais, e os convidados: Zacharias Calil, deputado federal pelo Estado de Goiás e membro da Frente Parlamentar de Medicina; Petrus Leonardo Barron Sanchez, secretário-adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Paulo Ricardo Silva, presidente interino do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal – IGESDF; Gutemberg Fialho, presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal; Marcus Vinícius Ramos, presidente da Academia de Medicina de Brasília; Gustavo Fernandez, diretor-geral do Hospital Sírio Libanês do Complexo Brasília; Ulysses Rodrigues de Castro, diretor do Hospital Regional da Asa Norte – HRAN; Renato Carlos Siqueira, médico ortopedista e diretor do Hospital Regional de Taguatinga – HRT; Sócrates Souza Ornelas, cirurgião geral e coordenador da Unidade de Pronto Atendimento de Samambaia; Marcelo de Oliveira Maia, médico intensivista e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva da Rede D’or São Luiz; Francielle Pulcinelli Martins, médica reumatologista e responsável pela clínica médica do Hospital Regional da Asa Norte – HRAN; Jordanna Sant’anna Diniz e Moura Osaki, médica ginecologista; Lucas Seixas Doca Júnior,  cirurgião geral e gerente geral de Assistência do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal; e Osório Rangel, médico cardiologista e coordenador do Pronto Socorro do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal.

 

Assista a sessão especial na íntegra.

 

 

 

 

Foto: LEOPOLDO SILVA /AGÊNCIA SENADO

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar