Izalci Lucas preside sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Legislativo
Senador destacou a importância estratégica da corporação para a manutenção da democracia e da segurança do Congresso Nacional
O senador Izalci Lucas (PL-DF) presidiu, nesta sexta-feira (26), sessão solene no Senado Federal em homenagem ao Dia do Policial Legislativo, comemorado em 23 de junho. Requerida por Izalci e outros parlamentares, a cerimônia contou com a presença de representantes das polícias legislativas do Senado, da Câmara dos Deputados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O encontro reconheceu o papel fundamental desses servidores na proteção das instituições e na garantia da normalidade dos trabalhos no Congresso Nacional.
“Esta sessão é mais do que uma homenagem aos policiais legislativos. É o reconhecimento de que não existe política sem proteção. O nosso trabalho parlamentar só é possível graças ao trabalho de mulheres e homens que garantem que a democracia aconteça em segurança”, afirmou o senador. “O Brasil é mais seguro, as instituições são mais fortes e a democracia é mais sólida graças ao trabalho de vocês”, reforçou.
Izalci ressaltou que a atuação dos policiais legislativos é, muitas vezes, invisível, mas essencial para que o Congresso Nacional funcione diariamente sem interrupções. O senador pontuou que o trabalho desses agentes começa muito antes do início do expediente no Plenário, com rondas e medidas preventivas que garantem a segurança de parlamentares, servidores, jornalistas e visitantes que circulam pela Casa do Povo.
O senador destacou a complexidade da missão do policial legislativo, que precisa conciliar a segurança rigorosa com a preservação do ambiente de debate democrático. Ainda assim, são profissionais que, além da farda, possuem os mesmos sonhos e preocupações que qualquer outro cidadão. “Esses policiais, antes de tudo, são mulheres e homens. São pais e mães. São filhos. São maridos e esposas. São pessoas que carregam as mesmas preocupações, os mesmos sonhos e os mesmos desafios de qualquer brasileiro”, disse.
Ao encerrar a sessão, o senador agradeceu aos veteranos e aos novos integrantes da corporação pelo comprometimento e pela dedicação diária, e por fazerem da vigilância uma missão contínua, longe dos holofotes. “Em nome do Senado Federal e em meu nome, deixo a cada policial legislativo aqui presente o nosso respeito, a nossa admiração e a nossa sincera gratidão”, concluiu o senador.
Além de Izalci Lucas, também fizeram o requerimento solicitando a sessão os senadores Sergio Moro (PL-PR), Damares Alves (Republicanos-DF), Efraim Filho (PL-PB) e o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), que esteve presente no evento.

