Izalci Lucas critica descontinuidade de políticas públicas e cobra planejamento na educação
Senador lamenta fim de programas de qualificação e defende plano de responsabilidade educacional.
Em discurso no plenário nesta quarta-feira (8), o Senador Izalci Lucas criticou a falta de continuidade das políticas públicas no Brasil, especialmente nas áreas de educação e ciência e tecnologia. Segundo ele, a ausência de um planejamento de Estado faz com que projetos bem-sucedidos sejam interrompidos a cada troca de governo.
“É incrível como as pessoas não têm essa consciência de dar seguimento às coisas que são boas. Aquilo que é ruim, você troca. O que é bom, você aperfeiçoa. Mas, as pessoas só pensam na próxima eleição”. – afirmou.
Izalci lamentou o fim de programas como o Novo Ensino Médio, o DF Digital, que qualificou quase 600 mil pessoas, e o Bolso Universitário, que oferecia bolsas integrais com contrapartida nas escolas públicas.
O Senador também defendeu o investimento em ciência e tecnologia, criticando o contingenciamento de recursos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para ele, o país precisa de metas claras e punições para gestores que não as cumpram.
Izalci reforçou que o desinteresse pela política compromete o futuro do país e cobrou um plano de responsabilidade educacional para garantir resultados concretos.