IVA de 26,5% e Fim da Sonegação: Senador Detalha Reforma Tributária em Podcast

postado em: outubro 1, 2025por:

Parlamentar defende novo modelo como solução para a burocracia, mas alerta para sobrecarga no setor de serviços e incertezas sobre o crédito para pequenas empresas.

 

Em entrevista ao podcast EGNEWS com Dian Alves, Izalci detalhou o novo cenário da Reforma Tributária, que prevê a adoção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), com uma alíquota inicial estimada em 26,5%. O parlamentar defendeu o modelo como essencial para modernizar o país e pôr fim ao sistema atual, classificado como o “mais complexo do mundo”.

O Senador destacou que a legislação brasileira se afogou em burocracia, com mais de 7,8 milhões de normas criadas desde 1988, dificultando a vida de empresas e cidadãos.

O ponto central da defesa do IVA é o combate à fraude fiscal. O novo imposto, que será cobrado no consumo e não na produção, funcionará de forma online, eliminando a prática atual em que empresas emitem notas para tomar crédito e, em seguida, não pagam o imposto devido.

Com esse sistema agora, praticamente zera a questão da sonegação fiscal”. – afirmou o senador.

A implementação do novo sistema está prevista para ocorrer em uma transição de dez anos, um processo que o parlamentar comparou a “trocar o pneu com o carro rodando”, exigindo adaptação contínua dos setores.