Congresso instala comissão que vai acompanhar os gastos e as medidas adotadas pelo governo federal para combater a pandemia
Desde o início da pandemia do coronavírus, o governo federal tem se movimentado para diminuir os impactos da doença na sociedade, em especial do ponto de vista econômico. Nesta segunda-feira (20), foi realizada, por meio de videoconferência, a reunião de instalação da comissão especial mista do Congresso Nacional que vai acompanhar os gastos e as medidas tomadas pelo Poder Executivo no enfrentamento à pandemia. O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) é um dos seis senadores escolhidos para atuar na Comissão que é composta ainda por seis deputados federais.
Na reunião desta segunda, também foram eleitos o presidente, vice-presidente e relator da comissão. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) presidirá o colegiado que terá a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e o deputado Francisco Júnior (PSD-GO), como vice-presidente e relator, respectivamente. Entre os objetivos da comissão, um dos principais será informar à população como os recursos destinados para enfrentar a pandemia foram aplicados.
Para o senador Izalci Lucas, é importante a comissão conseguir dar o máximo de transparência as despesas voltadas para combater o coronavírus. “Fico feliz por participar desta Comissão. É muita responsabilidade, mas a gente precisa dar transparência total a destinação dos recursos do orçamento para enfrentar a pandemia. Há muita coisa e a população tem o direito de saber”, enfatizou o parlamentar.
Durante a aprovação do projeto que criou a comissão ainda no Senado, Izalci conseguiu aprovar emenda de sua autoria para separar o orçamento voltado para a pandemia do orçamento comum. “Eu consegui – e agradeço muito ao (senador) Anastasia – incluir aí o art. 6º, no sentido de separar de uma forma mais clara a questão orçamentária. Porque fica difícil você acompanhar o orçamento se você não tem identificado o que é e o que não recurso aplicado para combater a pandemia”, destacou Izalci Lucas.
Ao final da reunião, ficou acertado que no próximo encontro os deputados e senadores deverão deliberar sobre a proposta de trabalho da comissão a ser apresentada pelo relator, deputado Francisco Júnior. A data da próxima reunião da comissão ainda não foi definida.