CMO aprova audiência pública solicitada por Izalci Lucas para discutir sobre a Embrapa
Senador defende a importância da instituição para o desenvolvimento do setor agropecuário nacional e global
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou, nesta terça-feira (23), o requerimento para a realização de uma audiência pública, solicitado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), para tratar das demandas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A solicitação tem como objetivo debater as necessidades da empresa com ministros da área, buscando o apoio necessário para fortalecer a instituição e garantir a continuidade de suas pesquisas e projetos, fundamentais para a economia do país. O evento ainda não tem data definida.
De acordo com o senador, a instituição enfrenta, anualmente, dificuldades relacionadas à escassez de recursos e aos contingenciamentos orçamentários, o que demanda atenção especial do Congresso Nacional. “A Embrapa é uma instituição que, todos os anos, enfrenta dificuldades para ampliar seus recursos; sempre há algum problema. Por isso, é necessário mostrar aos deputados e senadores a importância da Embrapa”, destacou Izalci.
O senador, que participou, nesta terça-feira, na Universidade de Brasília (UnB), da abertura de um simpósio promovido pela Embrapa para debater a sustentabilidade do Cerrado brasileiro e das savanas tropicais, ressaltou o reconhecimento global do trabalho realizado pela empresa. “Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, a Embrapa é reconhecida como uma instituição modelo”, reforçou.

