Izalci recebe prêmio como o senador destaque do ano
O senador Izalci recebeu prêmio como o senador destaque do ano no 1º Ranking Avança Brasil – Fator Político BR.
Dentre os critérios, foram avaliadas a coerência entre promessas de campanha e a atuação do parlamentar; número de proposições apresentadas e aprovadas e participação efetiva em Comissões permanentes e especiais, inclusive CPMI – tendo como fonte principal o setor de estatísticas da Câmara dos Deputados e do Senado (Dados Abertos – Legis).
Em entrevista em formato podcast para o Canal Fator Político, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) recebeu prêmio como o senador destaque de 2023, e, dividindo a bancada com o deputado federal Sanderson (PL-RS), fez um balanço do ano.
Pelo ranking, no Senado: 10 parlamentares foram eleitos mais atuantes, dentre os 81. Já na Câmara, 30 deputados, de um total de 513.
Balanço – Para Izalci, foi um ano atípico porque já iniciou com os atos de 8 de janeiro. Em sua atuação na CPMI, trabalhou e provou que as invasões aos prédios públicos poderiam ter sido evitadas pelas autoridades do Governo Federal e apresentou relatório final à parte. Enviou projetos de resolução com o objetivo de ajustar o mecanismo das CPIs, tratando da suspeição e impedimento dos relatores, entre outros.
Na votação do arcabouço fiscal, Izalci foi destaque por seu esforço na defesa do FUNDEB e do Fundo Constitucional do DF. Defende a implementação do Novo Ensino Médio e a Educação Profissional.
Na CCT do Senado, aprimorou a Lei do Bem, com a contemplação das pequenas e médias empresas nos benefícios.
Desafios – Dentre as missões para 2024, estão a discussão da Reforma Política – quando o senador acredita votar pela proibição da reeleição para presidente da República –, e trabalhar pela Inovação – com a regulamentação da inteligência artificial, “não esquecendo nunca da Segurança Pública”.
Ranking Avança Brasil – é uma avaliação anual que de forma transparente e baseada nos fatos busca uma reflexão sobre o desempenho daqueles, que foram eleitos pelo povo. O objetivo deste levantamento é que o público possa avaliar se os parlamentares permanecem coerentes ou distantes dos seus pontos de vista, apresentados quando foram eleitos.