Izalci presta homenagem aos 167 anos do Corpo de Bombeiros Militar no Senado Federal

 em Bancada do DF, Bombeiros, Capa, Notícias, Últimas

O Senado Federal realizou sessão especial para celebrar o Dia Nacional do Bombeiro Militar, nesta segunda-feira (10/07). Os autores do requerimento, senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), que conduziu a sessão, Damares Alves (Republicanos-DF) e Leila Barros (PDT-DF), que participou à distância, destacaram o amor e a credibilidade que envolvem a profissão, a participação da mulher na instituição – que hoje é comandada por uma coronel, a comandante Mônica de Mesquita Miranda,  e a luta no âmbito do Poder Legislativo para a valorização destes profissionais, como a votação do PLN de recomposição salarial e da retirada do Fundo Constitucional do novo arcabouço fiscal.

Segundo Izalci, quando se pergunta à população qual a profissão que mais inspira confiança, a resposta é, em 1º lugar, o bombeiro militar. Na ocasião, o senador recordou-se  de um marco especial em sua vida, quando abordou um garoto com caminhão de brinquedo dos bombeiros em mãos. “Por que você quer ser bombeiro quando crescer?” perguntou. E o garoto lhe respondeu: “Mas você não quer? ”

Izalci informou ainda que a categoria é historicamente reconhecida como de maior credibilidade pela relevância de sua atuação.  “A missão de salvar vidas exercida com excelência por esses profissionais precisa de reconhecimento, de valorização à altura do desafio que eles assumem diariamente. É preciso promover e dar a eles aquilo que têm direito. Creio que algumas coisas tem sido finalmente reconhecidas, mas há muitas outras que precisam de atenção”, ressaltou, parabenizando os profissionais que fazem de sua missão de salvar, uma” missão de amor”.

O parlamentar reforçou  a necessidade de valorização dos profissionais, especialmente a partir de projetos que tramitam no Congresso Nacional.  “Nós todos sabemos que há uma visão distorcida no país de que Brasília tem a segurança mais bem remunerada, o que não é verdade. Nós temos uma defasagem muito grande que a gente precisa recuperar “, defendeu. 

Presença de Autoridades

A governadora em exercício, Celina Leão, agradeceu e parabenizou o senador Izalci, por sua luta em prol dos bombeiros e de todas as forças de segurança do DF, e lembrou das dificuldades que enfrentou ao longo dos 60 dias como governadora em exercício, após o 8 de janeiro. “Nunca deixei falarem mal das nossas forças, que são as melhores do País. (…) pode ser que um homem erre. Mas nunca a instituição! Parabéns Izalci, por se lembrar de homenagear, de trazer o carinho do Senado a esses profissionais que tanto merecem”, encerrou Celina.

Os deputados Fraga e Bia Kicis (ambos do PL-DF) agradeceram a oportunidade de participarem da homenagem e citaram que ela não pôde ser feita na Câmara, em razão das convocações das votações da semana passada.

A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Mônica de Mesquita Miranda, exaltou o aniversário de 30 anos do ingresso do corpo feminino. “Éramos apenas meninas naquelas primeiras turmas no CBM,  precisamos ser fortes e persistentes. (…) Hoje, estão todas aqui, com diversas capacitações. Vocês, nossa bancada do DF, são verdadeiros notáveis que brigam por nossos direitos”, disse a coronel.

Reconhecimento

Durante a sessão, foram entregues diploma a seis mulheres, em reconhecimento pelo desempenho de suas atividades à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Foram homenageadas, além de Mônica Miranda e Solange da Silva, a coronel Helen Ramalho de Oliveira, a coronel Cristiane Fernandes Simões, a major Lucineide Chagas da Silva Desiderio e a major Maria José Leite.

Dentre os cerca de 200 convidados militares, o subcomandante-geral do CBMDF, coronel Evandro Tomás de Aquino, que compôs a mesa, e a banda de música do CBMDF, regida pela tenente Beatriz Schimith.

Sobre data

O Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares é comemorado em 24 de junho. A data remete ao falecimento do cabo Valério dos Santos Oliveira, da Polícia Militar de Minas Gerais, que foi atingido por uma bala perdida durante uma reivindicação por melhores condições de trabalho e de salário, no dia 24 de junho de 1997, em Belo Horizonte. Já o Dia do Bombeiro Brasileiro é celebrado em 2 de julho, data em que foi criado o primeiro corpo de bombeiros no país, em 1856.

 

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar