Izalci defende a ampliação do programa Jovem Aprendiz em Webinário do CIEE
Capacitar e preparar os jovens para o mercado de trabalho é uma das bandeiras defendidas pelo senador no Congresso Nacional.
Conhecido por ser um defensor incansável na luta por melhorias no sistema de ensino brasileiro, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), participou, na tarde desta sexta-feira (17), do 1º Webinário da Juventude do CIEE. A instituição é a responsável por introduzir jovens estudantes no mercado de trabalho por meio de treinamento e programas de estágio e aprendizagem. O encontro foi transmitido pelos canais do CIEE no YouTube, Webex e LinkeDin.
Com a pandemia do coronavírus, muitos estudantes tiveram seus programas de estágios paralisados e o senador Izalci Lucas ressaltou que é preciso achar uma solução para que eles não sejam prejudicados. O parlamentar defendeu que o programa Jovem Aprendiz passe a permitir a contratação pelo período de três anos e a ampliação das ofertas de vagas.
“Houve uma redução nas contratações, em decorrência da pandemia, e também um número muito grande de dispensa desses jovens. Eu acompanho esse programa desde quando fui deputado e para mim ele deve ter o seu prazo de contratação estendido para três anos, já que é o tempo que se fica no ensino médio, e também é necessário aumentar a quantidade de vagas ofertadas”, destacou Izalci. Ele ainda acrescentou que “é preciso dar mais condições às empresas para que possam aproveitar melhor esses jovens”.
O senador lembrou que quando foi secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal implantou o programa das bolsas universitárias na capital do País. “O estudante tinha a bolsa de 100% e ele dava, como contrapartida, aula nas escolas públicas compatibilizando o que ele aprendia na faculdade executando a prática dentro da escola”, explicou o parlamentar.
Izalci Lucas lamentou a baixa qualidade do ensino que os estudantes recebem nas escolas. Para o senador, é preciso também qualificar mais os professores. O parlamentar disse que os jovens necessitam ser estimulados a empreender, principalmente, nas áreas da tecnologia e inovação.
Ao encerrar sua participação no debate, o senador Izalci reforçou que os jovens tem que estar preparados para o futuro. “A gente tem de fato dificuldades para inserir os jovens no mercado de trabalho”, observou.
Além do senador Izalci Lucas, o evento do CIEE contou com a participação dos deputados Marco Bertaiolli (PSD/SP) e Paulo Teixeira (PT/SP), e do CEO da instituição, Humberto Casagrande.
Assista abaixo a íntegra do Webinário