Sessão Solene em homenagem ao aniversário da PMDF
O Senado realizou nesta sexta-feira (28/6) sessão especial destinada a comemorar o Dia da Polícia Militar do Distrito Federal.
Além de Izalci, que presidiu a sessão, compuseram a mesa a senadora Leila Barros (PDT-DF); a senadora Damares Alves (Republicanos-DF); a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka; o secretário-executivo de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do DF, Bilmar Angelis de Almeida Ferreira; e o procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Carlos Seigneur.
O senador Izalci destacou o papel da PMDF e ressaltou que a corporação conta hoje com 9.894 policiais, divididos em 35 batalhões, o que representa metade do contingente necessário para execução de suas funções, de 18.673 policiais, previstos em lei de 2009.
“A nossa PM, além da segurança ostensiva imediata, faz um trabalho primoroso de cidadania com programas de prevenção à violência doméstica, drogas e apoio a diversos grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade”.
E defendeu a atualização das leis e mais estrutura para a corporação, além de ações em favor da saúde mental dos policiais.
A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka, agradeceu a realização da sessão especial. “A corporação de fato merece esta homenagem. Somos menos de 10 mil homens [e mulheres], responsáveis pela manutenção da segunda capital mais segura do país e o trabalho é intenso e incansável.”
Ao final da sessão, Izalci agradeceu a atuação da PMDF no trabalho de socorro às vítimas das enchentes no RS, fez a chamada dos policiais que atuaram nas ações naquele Estado e entregou certificado de honra ao mérito ao comandante da força-tarefa naquela ocasião, coronel Carlos Eduardo Melo de Souza, e ao comandante da aeronave, major Vilner Borges de Freitas. que conduziu a primeira equipe de suporte ao território gaúcho.