Izalci destaca importância do orçamento para o aperfeiçoamento do sistema público

 em Senado

Em aula inaugural do Instituto Legislativo Brasileiro, o senador falou sobre a necessidade de se aplicar bem os recursos do Orçamento da União

O momento econômico exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com os desafios impostos pela pandemia. Sendo o controle orçamentário um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento e a estabilidade do Brasil, há que formar novos especialistas na área. Com esse objetivo, o Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, está lançando uma nova turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Orçamento Público. Convidado para falar na primeira aula inaugural do curso, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destacou o papel fundamental do orçamento e a importância da aplicação correta dos recursos. Izalci afirmou que, no que diz respeito a prioridades e continuidade de gestão, falta planejamento no Brasil.

“O que existe hoje são políticas de governo, mas não temos política de estado. Cada governo que entra não dá continuidade à política do seu antecessor, mesmo que ela esteja dando certo”, disse.

Ao considerar que a população deveria aprender o que é e como funciona o Orçamento da União, que mantém o país funcionando, o senador destacou algumas características da destinação de recursos no Brasil.

“Hoje temos por volta 93% do orçamento todo comprometido com despesas obrigatórias, tais como saúde e educação e pouca sobra para despesas discricionárias (investimentos diversos, pagamento de bolsas de estudo). Além disso, também vemos gastos desnecessários que poderiam ser cortados “, disse o senador ao avaliar a característica do orçamento brasileiro.

Os organizadores do evento, o Diretor Executivo do INTERLEGIS, Marcio Coimbra, o Coordenador de Educação Superior do ILB, José Floriano Pereira Lima Filho, e o Coordenador-geral do curso, Ricardo Suganuma, destacaram que pela primeira vez um curso de pós-graduação da escola de governo do Senado terá participantes de todo o país, com 35 vagas para servidores das três esferas da federação, contribuindo de forma mais abrangente para o formação de gestores públicos.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar