Projeto CDR é apresentado à Fapesp

 em CDR, Desenvolvimento Econômico Regional e Turismo, Notícias

Em encontro virtual, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo, Fapesp, conheceu a proposta dos Centros de Desenvolvimento Regional em andamento no Sudoeste Paulista, Paraíba, Rio Grande do Sul e Distrito Federal

O projeto de implantação dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) segue avançando pelo Brasil. Na quarta-feira (07), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), acompanhado do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) e do diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, participaram de reunião virtual com o Dr. Marco Antonio Zago, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, uma das mais respeitadas instituições no campo da pesquisa científica e tecnológica do nosso país, sobre o projeto CDR.

O senador Izalci Lucas e o deputado Vitor Lippi, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, apoiam a implantação dos CDRs em todo o Brasil. O projeto consiste em promover a articulação e trabalho conjunto entre universidades, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT&I), setor produtivo e empresarial, com o suporte de órgãos do setor público.

“Os CDRs vão ajudar o Brasil a sair desse cenário que surgiu com a pandemia. Estimular a interação entre esses atores é importante para que as cidades e regiões brasileiras possam explorar as suas vocações econômicas utilizando o conhecimento das universidades e de nossos pesquisadores. O Brasil precisa investir em educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação para alavancar a economia. Só vejo essa saída e os CDRs vão ajudar nesse ponto”, afirmou o senador.

O presidente da Fapesp disse que a proposta dos CDRs será submetida à análise da direção da instituição. “É um projeto que se enquadra nos critérios da Fapesp”, apontou Marco Antonio Zago.

Sobre os CDRs

Os Centros de Desenvolvimento Regional têm como finalidade articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.

Atualmente, existem CDRs implantados no Sudoeste Paulista, Paraíba, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Estão em andamento a implantação de dois CDRs na região norte: Belém (PA) e Gurupi (TO).

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar