Izalci conhece projeto de satélite que vai ampliar sistema de comunicação em regiões de interesse estratégico

 em Ciência e Tecnologia, Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou, nesta quarta-feira (7) de reunião remota para conhecer o Sistema Alfa Crux de Comunicação via Satélite. A iniciativa tem por objetivo o lançamento de um pequeno satélite que vai possibilitar a conexão de comunicação em áreas de interesse estratégico do país, bem como em regiões remotas, onde não se tem infraestrutura e nos locais onde o serviço não é ofertado. O trabalho está sendo realizado por meio de parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com o professor Renato Borges, coordenador do projeto, a iniciativa é a primeira nesse sentido no Distrito Federal e a intenção é inserir o DF como protagonista nesse setor que é estratégico e atende desde a defesa até a sociedade civil. O projeto tem grande potencial de desenvolvimento econômico baseado em CT&I no DF e para impulsionar a educação.

“Estamos começando nossa missão fazendo contato com algumas áreas tais como a de defesa, mapeando propostas de projetos em andamento. Mas também, a ideia é iniciar a missão atendendo propostas reais, tais como atender o que a indústria 4.0 impõe de requisitos na sociedade, as demandas das cidades inteligentes e as disposições do novo paradigma de comunicação”, informou.

Segundo os representantes do Sistema Alfa Crux, o satélite é de nova geração, de tamanho pequeno, com custo de produção de lançamento baixo e com alta capacidade, devido ao avanço tecnológico atual. Além de apresentarem o projeto para o senador Izalci, eles destacaram as dificuldades que surgiram em função da pandemia, tais como a variação cambial, que afetaram diretamente o orçamento inicial previsto. Nesse sentido, o coordenador do Alfa Crux pediu o apoio de Izalci para a conclusão do projeto e posterior lançamento do satélite.

O senador Izalci Lucas reafirmou a importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para a realização de projetos que melhoram a educação, a segurança e que impulsionam o setor produtivo e disse que vai buscar caminhos para que o Sistema Alfa Crux de Comunicação via Satélite se torne realidade.

“Vamos ver como podemos ajudar. Vou buscar informações sobre a disponibilidade de recursos e, caso seja necessário, levamos a demanda para a reunião da bancada do DF, para que vocês apresentem o projeto aos parlamentares que estão definindo emendas ao Orçamento da União de 2021”, se disponibilizou o senador.

Também participaram da reunião, o vice coordenador do projeto, professor Daniel Café, e a professora Luiza Lavocat, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, Finatec.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar