Izalci defende a ampliação do uso da energia solar no Brasil

 em Notícias, Slide, Sustentabilidade, Últimas

Em reunião com representantes do setor, parlamentar destacou que é preciso mais incentivo para que a população tenha acesso a essa fonte de energia mais limpa

Apesar do Brasil ser um dos países que mais recebe a luz do sol na maior parte do ano, o uso da energia solar ainda é baixa no país. Na manhã desta sexta-feira (9), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) participou de reunião virtual com dirigentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar, para debater o tema.

Os representantes da entidade informaram ao senador que o marco regulatório sobre o setor deve entrar na pauta do Congresso ainda no primeiro semestre de 2021. Eles destacaram que o uso da energia solar fotovoltaica no Brasil, atualmente, encontra-se em apenas 0,6%. Os dirigentes ainda registraram que há um movimento contrário à ampliação desse tipo de fonte de energia no país.

Izalci se declarou um incentivador e apoiador do uso de energias limpas como a solar e eólica. Para o senador, a grande discussão sobre o tema é quanto ao excesso de energia gerada pelos usuários e a possibilidade de tributação da fonte energética.

“O Brasil já está ficando para trás em relação aos outros países em relação ao uso da energia solar. Não tem cabimento que a energia solar já corresponda a 5% da fonte geradora de energia na Alemanha, que é um país que nem tem sol direito”, afirmou o senador. Izalci disse ainda que “falta incentivo por parte do governo”. E essa questão da tributação, não é o momento, nós temos é que incentivar o uso da energia solar no Brasil”.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar