Em 3º Congresso do Confies, Izalci reforça a necessidade do governo investir e liberar mais recursos para a ciência, tecnologia e inovação (CT&I)

 em Ciência e Tecnologia, Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, Notícias, Últimas

Senador participou da mesa de debate do evento sobre a agenda legislativa no Congresso Nacional voltada para o aprimoramento das leis e normas

Com o objetivo de debater o cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil, o 3º Congresso do Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), realizado, nos dias 11 e 12 deste mês, reuniu virtualmente a comunidade científica, representantes do poder público e entidades da sociedades. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, participou, nesta quinta-feira (12), de uma das mesas temáticas do evento.

Em sua explanação sobre a agenda legislativa no Congresso Nacional sobre a ciência, tecnologia e inovação, Izalci Lucas ressaltou a importância das fundações, instituições e associações do setor terem uma participação mais ativa dentro do parlamento. O senador lembrou que o PLP 135/2020, que trata da proibição do contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o transforma em fundo contábil e financeiro, está aguardando ser votado na Câmara dos Deputados.

“Precisamos trabalhar juntos para que esse projeto seja analisado o mais rápido possível pelos deputados. Infelizmente, a pauta da Câmara está trancada e corremos o risco de o PLP 135/2020 não ser aprovado e perdermos a oportunidade do FNDCT ajudar a diminuir os impactos dessa redução drástica do orçamento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, ainda mais nesse período de pandemia”, lamentou o parlamentar.

Izalci se comprometeu em buscar um encontro entre os dirigentes das entidades de CT&I com a equipe econômica do governo federal e com o relator do Orçamento Geral da União para o ano de 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC), a fim de sensibilizá-los quanto à importância de destinar mais recursos e, “não fazer cortes”, para esses setores.

“Nós temos o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia que é muito bom, talvez um dos melhores do mundo, mas que não funciona por falta de recursos. Vamos elencar quais são as prioridades para fazermos uma reunião com eles o mais rápido possível”, afirmou o senador.

3º CONGRESSO DO CONFIES

Com o tema central “O cenário pós-pandemia e os efeitos da Covid-19 sobre as fundações e o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”, o evento reuniu este ano as principais instituições científica e tecnológica que discutiram os gargalos do setor.

De acordo com o presidente do Confies, Fernando Peregrino, o objetivo do encontro foi promover o intercâmbio entre as fundações de apoio, o diálogo com o poder público e entidades da sociedade, especialmente as de ciência e inovação, assim como o aprimoramento das leis e normas sobre o setor de pesquisa do País, com vistas a ampliar a defesa da educação, da ciência e tecnologia.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar