Tecnologias da Informação e a Biomedicina

 em Capa, Notícias, Saúde, Tecnologia, Últimas

“Tecnologias da Informação” foi o tema da palestra ministrada aos alunos do curso de Biomedicina da Universidade Paulista (UNIP), pelo senador Izalci⁩ Lucas (PSDB-DF), durante Simpósio de Biomedicina da Universidade Paulista (UNIP), nesta quinta-feira (05/10).

Izalci falou das novidades no Congresso Nacional, citando o PL 1505/2022 que estimula o desenvolvimento industrial e inovação no setor de saúde e, se colocando à disposição no atendimento às demandas da categoria, já que participa de três dentre as quatro comissões que o projeto tramitará. O senador disse também que atuará na recém-criada Frente Parlamentar Mista da Pesquisa Biomédica e sua Aplicação na Saúde, de autoria do senador astronauta Marcos Pontes.

“A tecnologia e a inovação precisam de investimentos e recursos, de parcerias entre as empresas e o setor público”, reforçou Izalci que, em 2015, como presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação (Senado e Câmara) conseguiu colocar a tecnologia e a inovação na Constituição, aprovou o marco regulatório e, em 2021 aprovou a lei que mantém os recursos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) para serem usados no setor com pesquisas e investimentos.

“Antes, se os recursos não eram executados no ano, voltavam para o Tesouro Nacional. Hoje, com a Lei, os recursos ficam no fundo para serem usados na área no ano seguinte. E os pesquisadores das universidades no Brasil, podem trabalhar junto com as empresas para desenvolverem novos produtos, novas tecnologias e serem remunerados, algo que antes não era permitido”, se orgulha.

“Estar em sintonia com a inovação, com as tecnologias da informação e a inteligência artificial é estar inserido no mundo avançado e global que se apresenta para essa geração e para as futuras gerações de profissionais da biomedicina”, discursou o senador.

O Simpósio contou com as presenças do diretor da UNIP, Adias Nogueira; da coordenadora do curso e também presidente da Associação de Biomédicos, Aline Vesely; dos presidentes do Sindicato e do Conselho Regional dos Biomédicos do DF, Bruno Lacerda e Renato Miguel, respectivamente.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar