Inovação em pauta

 em Capa, Ciência e Tecnologia, Educação, Notícia Boa, Notícias, Setor Produtivo, Tecnologia, Últimas

Nesta semana, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) participou, em São Paulo, do Congresso Internacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele é reconhecido por todo o setor como o parlamentar que sempre lutou pela tecnologia, pesquisa e inovação no país. Em sua fala, durante mesa de debates, disse e argumentou sobre a luta de colocar a tecnologia e inovação na Constituição, quando conseguiu. Mas disse ainda sobre a dificuldade na sanção da aprovação do marco regulatório que também foi conseguido. Revelou ainda que aprovar o não contingenciamento do fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT) foi sua mais difícil tarefa no parlamento. Entretanto, segundo o senador, aprovar as leis e as fazer funcionar é outra luta dia a dia.

Os recursos da ciência e tecnologia exigem que o parlamento e os segmentos lutem sempre para que sejam usados anualmente e da forma mais correta. É importante alertar que na Lei Orçamentária Anual (LOA) esses recursos devem sempre ser usados para o setor e não como têm sido feitos e desviados ao longo dos anos para os pagamentos de dívidas do governo.

O senador trouxe à discussão os recursos destinados ao setor e de sua luta pela liberação desses recursos.

“Os liberamos depois de muita luta, mas precisamos nos adiantar e pensar no futuro, tendo como foco os países desenvolvidos. Precisamos sair da estagnação e focar nas Tendências, desafios e oportunidades da inovação no Brasil.

Quando o mundo todo investe e vive em tempos modernos, o Brasil vive em outros tempos, sem um olhar e investimento na ciência, tecnologia e inovação do futuro. Se não o fizermos agora e já, outros chegarão aqui para fazer e nós vamos pagar ainda mais caro para ter”.

Izalci falou também sobre sua luta e sua tentativa para popularizar a ciência nas escolas e nos institutos federais.

“Já venho tentando colocar esse tema e essa revolução do mundo há mais de 15 anos”, revelou o senador. “A inovação acontece de forma rápida. O conhecimento se renova a cada ano. 80% do conhecimento que temos hoje aconteceu nos últimos dois anos”, explicou.

Para Izalci, somente com uma educação de qualidade é possível oferecer igualdade de oportunidade.

“Quanto maior a inovação, e ela está acontecendo, ficam ainda mais perceptíveis as desigualdades sociais e econômicos. Por isso, só uma educação de qualidade e de tempo integral pode amenizar isso”, completou o senador.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar