Conselheiros Tutelares pedem ampliação e criação de conselhos tutelares em São Sebastiao e região

 em Assistência Social, Notícias

 

Segundo relataram ao senador Izalci, a demanda se deve ao crescimento da população e ao aumento das violações dos direitos das crianças e adolescentes

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou, nesta sexta-feira (13), de reunião com conselheiros tutelares de São Sebastiao que conversaram sobre a necessidade de ampliação do atendimento na região.  Segundo relataram, a medida é necessária em razão do grande aumento da população não só em São Sebastião, mas também nas áreas vizinhas e rurais e nos acampamentos situados nas proximidades. Os participantes explicaram que, além do aumento de casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes nos últimos meses, em razão da pandemia, o crescimento da população gerou mais demandas que precisam ser atendidas. De acordo com os conselheiros, só em São Sebastiao já seriam mais de 120 mil moradores, sem contar as regiões adjacentes. A lei determina a existência de um conselho tutelar para cada grupo de 100 mil habitantes.  Dessa forma, eles explicaram que os números não estão sendo atualizados pela Companhia de Planejamento do DF, a Codeplan, que é responsável pela contagem da população.

Izalci destacou que conhece as dificuldades que os conselhos tutelares enfrentam para terem suas demandas atendidas pelo governo do DF e disse que vai buscar informações sobre a viabilidade técnica e financeira necessárias para a ampliação do serviço.

“Na prática, temos que sensibilizar o GDF para reconhecer a importância do conselheiro tutelar para a proteção da criança e do adolescente.  Eu sei da luta que vocês têm todos os dias e tenho trabalhado para melhorar a estrutura dos conselhos. Este ano destinei recursos do Orçamento da União para todos os conselhos tutelares do DF, para a compra de veículos e equipamentos, que são extremamente importantes para a realização do trabalho tutelar”, afirmou o senador.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar