CNPq, MCTI e Marinha do Brasil homenageiam Izalci Lucas durante entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia 2020
O evento reconhece e celebra os principais feitos e conquistas em prol do desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil
Nesta quarta-feira (23), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) foi um dos homenageados pela comunidade acadêmica da ciência e tecnologia do Brasil. Izalci foi o único parlamentar que recebeu a Menção Especial de Agradecimento durante a solenidade de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia 2020, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, a Marinha do Brasil e a Fundação Conrado Wessel.
A homenagem ao senador Izalci Lucas foi concedida pelo trabalho que ele vem realizando como presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação no Congresso Nacional. Durante a exibição de um vídeo de apresentação dos homenageados, o nome do parlamentar foi celebrado por ter sido, quando era deputado, o relator da PEC da Inovação que incluiu o termo “inovação” na Constituição Federal, Emenda Constitucional 85. Também foi feita referência a sua atuação como presidente da Comissão Especial que criou o Marco Regulatório da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.
“É uma honra para mim ser homenageado por instituições tão sérias e comprometidas com o desenvolvimento da ciência, tecnologia, pesquisa e inovação do nosso país. No que depender de mim, vocês podem continuar contando com meu apoio e trabalho para que possamos crescer e evoluir dentro dessas áreas e o Brasil ocupe lugar de destaque no cenário da ciência, tecnologia e inovação no mundo”, afirmou Izalci.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, destacou a atuação do senador no Congresso Nacional e reforçou a importância do PLP 135/2020, de autoria de Izalci, que tem como objetivo proibir o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
“O nosso querido senador Izalci está sendo homenageado e isso não é à toa. O trabalho do senador Izalci, inclusive com o PLP 135/2020, ajuda a buscar esse aumento (do orçamento) com a possibilidade de utilização do FNDCT, que é uma coisa que precisamos. A gente sabe da importância desse projeto e eu vejo o apoio do Congresso nesse sentido. Recurso para a ciência não é despesa, é investimento”, disse o ministro ao citar as dificuldades orçamentárias que poderão vir pela frente após a pandemia.
Sobre o Prêmio – O Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, instituído em 1981, de caráter individual e indivisível, é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área. É concedido anualmente, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e Ciências da Vida. A área contemplada na edição de 2020 foi Ciências da Vida.
Prêmio Principal – Nesta edição dedicada à área de Ciências da Vida, a homenageada principal foi a cientista brasileira Helena Bonciani Nader, cujos trabalhos sobre glicobiologia constituem referência internacional. A Dra. Nader é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde 1989, foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, em 2019, foi eleita vice-presidente da ABC.
A Menção Especial de Agradecimento ao senador Izalci Lucas, é concedida de forma anual a pessoas físicas ou jurídicas, em reconhecimento aos serviços significativos prestados para o desenvolvimento e a divulgação do CNPq no ano anterior à entrega do título. Os contemplados com o prêmio recebem do CNPq um diploma.