CDRs estão instalados nas cinco regiões brasileiras e consolidam a importância do programa para o país

 em CDR, Notícias, Projeto CDR, Setor Produtivo, Últimas
Durante a 2ª Reunião Anual dos Centros de Desenvolvimento Regional, o senador Izalci Lucas destacou que o projeto deve se tornar uma política de estado para ajudar a desenvolver e impulsionar as vocações econômicas das cidades brasileiras 
Desde que o programa dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) surgiu em 2017 que garantir a sua implantação nas cinco regiões do Brasil era um desafio a mais para o projeto. Na quinta-feira (17) pela manhã, a segunda reunião anual dos CDRs, organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, que coordena o programa, mostrou que essa etapa está superada. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que é um dos defensores do projeto, participou do encontro e disse que os CDRs estão mostrando a que veio.
Izalci fez questão de acompanhar parte das apresentações realizadas pelos coordenadores locais dos Centros de Desenvolvimento Regional já instalados no Distrito Federal (DF), em Campina Grande, na Paraíba (PB); na região da Campanha, no Rio Grande do Sul (RS); na região do Sudoeste Paulista; na Região Metropolitana de Belém (PA) e Sul de Tocantins (TO). Na capital federal, o senador é o padrinho do projeto.
Para o parlamentar, o início das atividades dos CDRs na Região Norte, em pleno período de pandemia, confirma a importância e a necessidade das regiões e cidades brasileiras disporem de um programa que estimulem as suas vocações econômicas, já que a essência do projeto é promover a interação e a articulação entre o setor público, o setor produtivo e as instituições de educação superior (IESs) e de ciência, tecnologia e inovação (ICT&Is).
“Vamos agora trabalhar para que o programa dos Centros de Desenvolvimento Regional se torne uma política pública de estado. Tem que ter um CDR em cada estado brasileiro. Esse é um programa que o país precisa para aproximar as universidades do mundo real. Os CDRs podem ajudar na geração de emprego e renda para a população”, afirmou Izalci Lucas.
2ª REUNIÃO ANUAL DOS CDRs – O encontro ocorreu virtualmente e reuniu mais de 60 pessoas que estão envolvidas com o projeto. Na ocasião, foi realizado um balanço do trabalho executado durante o ano pelos seis CDRs já implementados.
Na abertura do evento, a diretora do CGEE, Regina Silverio, destacou a importância do projeto, que une o conhecimento acumulado nas universidades e instituições de ensino às necessidades das diferentes regiões brasileiras. “Nós olhamos para o território e vemos quais são as possibilidades, fazendo com que o conhecimento seja disseminado”, afirmou.
Os principais parceiros do projeto são as instituições de educação superior (IES); instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT); professores; pesquisadores; e estudantes, que, por meio da extensão, buscam soluções para os desafios regionais. O CDR articula e facilita projetos para o incentivo ao desenvolvimento regional, além de agregar valor aos produtos locais.
Foto: William Sant’Ana – Ascom/Senador Izalci Lucas
Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar