Izalci Lucas: “Hoje foi um dia inédito na CPMI do INSS”
Família de investigado é convocada pela CPMI do INSS após ausência de depoente.
Em pronunciamento no plenário do Senado nesta terça-feira (16), o Senador Izalci Lucas afirmou nunca ter presenciado situação semelhante à ocorrida na CPMI do INSS. O parlamentar, que já integrou diversas comissões parlamentares de inquérito — como a da Petrobras, JBS, Fundos de Pensão, Lei Rouanet, Carf, Chapecoense, Covid, 8 de Janeiro e Bets — disse que a sessão desta semana marcou um ponto de virada nas investigações.
Segundo Izalci, o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, considerado um dos principais envolvidos no esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas, foi esvaziado após decisão do ministro André Mendonça, do STF, que permitiu a ausência do investigado. Mesmo com o compromisso público de comparecer, o depoente desistiu de última hora, o que o senador classificou como “um recado” aos demais envolvidos.
Diante disso, a comissão aprovou, por maioria, a convocação do filho, do irmão e da esposa do investigado, todos suspeitos de integrarem empresas de fachada usadas para lavagem de dinheiro. Izalci destacou que:
– Em 30 dias, o irmão do Careca passou a integrar cinco empresas que movimentaram mais de R$ 7 milhões;
– A esposa do investigado recebeu mais de R$ 3 bilhões em transferências;
– O filho figura como sócio de uma das empresas investigadas.
“Lavamos a alma” , disse Izalci, ao defender que, como testemunhas, os convocados serão obrigados a dizer a verdade à CPMI.
O parlamentar também criticou a interferência do STF no trabalho das comissões:
“As CPMIs não podem continuar sob a tutela do Supremo. Elas têm poder investigativo próprio, garantido pela Constituição” . – afirmou.
Izalci também fez críticas ao Governo Lula, sobre condução da economia, a política externa e os programas sociais. Para ele, o país corre risco de “quebrar” diante da dependência de milhões de brasileiros dos benefícios governamentais, ao mesmo tempo em que enfrenta grave déficit educacional e de qualificação profissional.
“O Brasil tem grandes possibilidades, mas o Governo não colabora. Nossa educação nunca esteve tão ruim. Isso me dá náusea” . desabafou o Senador.
Encerrando sua fala, Izalci reforçou a missão da CPMI do INSS:
“A população tem que acompanhar. Quem é que roubou os aposentados e pensionistas? Nós vamos chegar lá e botar essa turma na cadeia, como já tem dois presos em função do pedido da CPMI.” – finalizou.