Izalci Lucas critica aumento da carga tributária e defende justiça fiscal
Senador alerta que MP 1303/2025 pode penalizar pequenos investidores e cobra revisão de gastos públicos e simplificação do sistema tributário.
O Senador Izalci Lucas manifestou preocupação com os impactos da Medida Provisória 1303/2025, que propõe novas regras para a tributação de aplicações financeiras e ativos virtuais.
Segundo o parlamentar, a medida pode aumentar a carga tributária sobre pequenos investidores e a classe média, já afetados pela perda de poder de compra.
“Não é justo aumentar impostos sobre quem investe com responsabilidade. O país precisa incentivar o investimento produtivo, e não punir quem aplica de forma legal e transparente”. – afirmou Izalci.
O Senador defende que o governo priorize a revisão dos gastos públicos e avance em uma reforma administrativa, antes de criar novos tributos.
“Antes de aumentar tributos, o governo precisa cortar desperdícios e tornar o Estado mais eficiente. É fundamental simplificar o sistema e garantir segurança jurídica.” – disse.
A votação do parecer do relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), foi adiada para quinta-feira (2), às 10h. A reunião da comissão mista, marcada para esta terça-feira (30), foi cancelada.