Corrupção no sistema de saúde no Brasil é gritante e no DF a falta de controle é total, afirma Izalci Lucas na CPI da Pandemia

 em Comissões, Senado, Slide

Em apelo ao ministro da Saúde, o senador pediu informatização do sistema de saúde público para combater desvios de recursos e organizar atendimentos e tratamentos na pandemia

Ao falar na CPI da Pandemia, nesta quinta-feira (6), o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) salientou ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que o Brasil precisa melhorar a legislação e a gestão no setor. Izalci pediu ao ministro que digitalize o sistema público de saúde, afirmando que a medida vai ajudar a corrigir o descontrole e a desorganização que existe e favorecer o combate à corrupção.

“Sei que há resistência,  porque existe não interesse que haja controle. O escândalo e a corrupção no sistema de saúde no Brasil é gritante e há uma indignação geral quando se vê os desvios de recursos para a saúde e as pessoas estão morrendo. Isso não pode acontecer, por isso peço que o senhor se comprometa nesse sentido”, pediu o senador.

O ministro respondeu que vai tomar providências para avançar com o aprimoramento do processo de informatização do Ministério da Saúde.

Izalci citou o caso do Distrito Federal que teve a cúpula da Saúde presa por desvio de recursos para o combate da Covid e lamentou a falta de integração entre hospitais, unidades e postos de saúde que acaba prejudicando os pacientes.

“Aqui no Distrito Federal, sequer há controle de estoque de medicamentos e acredito que isso aconteça em outros lugares também”, avaliou o senador.

Vacina Brasileira

Outro pedido feito por Izalci Lucas, ao ministro Marcelo Queiroga, foi que o governo priorize as pesquisas de vacinas brasileiras em desenvolvimento nas Universidades de São Paulo e de Minas Gerais. Segundo informou o senador, foram destinados R$ 200 milhões para os testes de fase 1 e 2 da vacina, mas esse recurso foi cortado. No total, incluindo a fase 3, serão necessários R$ 700 milhões.

“Esse valor é quase nada se avaliarmos os benefícios de dominar a tecnologia para uma vacina nacional, temos os melhores pesquisadores para isso, mas faltam recursos. Se o governo é um só, vamos compatibilizar essa conversa entre o Ministério da Saúde e da Ciência e Tecnologia para podermos viabilizar nossa vacina, porque comprar vacina para cada variante não nos leva a lugar nenhum”, salientou o senador.

Sobre o assunto, Marcelo Queiroga afirmou que é possível superar as dificuldades orçamentárias para não paralisar as pesquisas de desenvolvimento de uma vacina nacional.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar