Votação do arcabouço inicia amanhã (20)
O Fundo Constitucional do DF (FCDF) será votado na CAE do Senado nesta terça-feira (20) e o relator Omar Azis prometeu retirar a matéria do teto de gastos.
“O governo deixou claro que a questão do Fundo Constitucional não foi colocada por eles. O governo não tem objeção de retirar o FCDF do texto do Arcabouço. Estou muito otimista e aliviado com essa questão que, para nós, seria um caos”, declarou o senador Izalci Lucas (PSDB/DF).
Importante informar que, o dinheiro do FCDF paga 53,7% dos salários de todo o GDF, considerando-se os 33,3 mil ativos na área da saúde, os 31,3 mil ativos da área da Educação, que se somam aos 20,3 mil servidores da PMDF, CBMDF e PCDF.
O grande mérito desta luta em defesa do DF é do senador Izalci que deu início a campanha pela manutenção do FCDF com pronunciamentos e articulações políticas parlamentares, com as lideranças do Governo e com o próprio Presidente da República – ações que tiveram a participação das bancadas do DF no Congresso, do Governo do DF, da Câmara Distrital e de ex-governadores.