Empreendedorismo e inovação deverão ser incluídos nos currículos da educação básica e superior

 em Capa, Cursos de Qualificação, Educação, Emprego, Emprego e Renda, Notícias, Oportunidades, Projetos, Senado, Slide, Últimas

O senador Izalci Lucas celebrou a aprovação da medida que considera muito importante para preparar os jovens para o mercado de trabalho

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir os temas “empreendedorismo” e “inovação” nos currículos da educação básica e superior. O objetivo do  projeto, aprovado em Plenário nesta quinta-feira (30), é proporcionar aos alunos conhecimento que permita o desenvolvimento de capacidades, tais como criatividade, organização, planejamento, responsabilidade e liderança, essenciais no preparo do jovem para os desafios do mundo do trabalho e da sociedade. Segundo a proposta, a inclusão desses temas na grade curricular de escolas e universidades trará impactos positivos na geração de emprego e renda.

Para o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), empreendedorismo e inovação são assuntos que os estudantes precisam aprender. Izalci lembrou que a proposta já é adotada em algumas escolas que incentivam seus alunos a criarem produtos e colocarem à venda por meio de parcerias e ressaltou que a medida é muito oportuna, principalmente em um momento em que o índice de desemprego entre os jovens é alto.

“Estamos vivendo um momento difícil para a educação e a pandemia trouxe à luz as desigualdades. Dessa forma, precisamos oferecer conteúdos inovadores, incentivar as startups, ampliar os horizontes do jovem.  Isso tudo começa na escola e devemos dar perspectiva de uma vida melhor para os estudantes”, disse o senador.

Para reforçar a proposta de que o país precisa preparar os estudantes para as rápidas transformações pelas quais o mundo passa atualmente, o senador Izalci apresentou uma emenda, que foi incluída no texto aprovado e que trata da formação dos professores.

“Com esse objetivo, incluímos a expressão “com atenção a competências como conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo” no artigo que trata dos conteúdos curriculares da educação básica”, informou o senador Izalci.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar