Incentivar o turismo cívico no Brasil será tema de debate no Senado na próxima semana
Com o objetivo de estimular o turismo cívico no Brasil, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (02), a realização de uma audiência pública para discutir o fomento ao setor. A proposta do debate é de iniciativa do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente do colegiado, que defende a inclusão do tema na grade escolar de alunos do ensino fundamental e médio.
No requerimento apresentado pelo senador, ele justifica que a introdução do turismo cívico como disciplina nas escolas tem como objetivo transmitir informações sobre a história política do Brasil, sobre o funcionamento de cada um dos Três Poderes, sobre o processo de elaboração das leis, sua execução e interpretação, e, por fim, sobre a capital Brasília como patrimônio cultural da humanidade da Unesco.
Os últimos levantamentos sobre o turismo, a nível mundial, apontam que o setor segue ampliando a sua participação no produto interno bruto (PIB) global. De acordo com o Fórum Econômico Mundial da ONU, evento realizado neste mês de setembro na África, o turismo hoje responde por quase 8% do PIB mundial e a tendência é que continue em ascensão.
Para o senador Izalci Lucas, o Brasil é um país em que o turismo é muito forte, porém explora pouco essa modalidade. “Quando você viaja para outros países é possível perceber que o turismo cívico é um atrativo que encanta as pessoas, pois ficam sabendo da história, vitórias e conquistas para consolidar toda aquela nação. Aqui nós temos que implantar essa cultura de valorizar a nossa história e vejo que somente por meio da educação isso será possível”, afirmou o parlamentar.
A audiência pública na CDR para debater o tema será realizada no dia 10 de outubro, às 10h, no plenário 13, ala Alexandre Costa, anexo II, do Senado Federal, durante a reunião do colegiado. Serão convidados representantes de associações do setor de turismo e órgãos governamentais para compor a mesa de reunião e participar dos debates.