Sessão Solene homenageia aviação de Segurança Pública
O Senado realizou, nesta sexta-feira (28/06), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública, solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Para celebrar a data, houve exposição de helicópteros no gramado em frente ao Congresso e presença de policiais e bombeiros no Plenário.
Para compor a Mesa, Izalci convidou Andre Mauricio Penha Brasil, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Deputada Katia Sastre (PL-SP), que é policial militar, Jackson Rosales, representando o diretor-geral da polícia federal, Jahir Lobo Rodrigues, coordenador-geral de políticas para as instituições de segurança pública e Ricardo da Silva La Cava, auditor fiscal da receita federal e chefe do centro nacional de operações aéreas. Também esteve presente a banda do exécito que executou o hino nacional e a música “Conquista do Paraíso”.
Durante a sessão, a contadora de histórias, Nyedja Gennari, contou um pouco da história nacional da aviação da segurança pública e citou Nelson Mandela:
“Como bem disse o estadista , é muito fácil enfraquecer e destruir, os heróis são os que pacificam e constróem, vocês são os nossos heróis”, lembrou.
Na ocasião, Izalci entregou certificados de honra ao mérito aos policiais e bombeiros presentes e falou ainda da longa trajetória da atividade no Brasil e seu destacado papel de apoio no desempenho das funções de segurança pública. Ele cumprimentou em especial os integrantes da frota de aviação do Distrito Federal, a maior entre as unidades federativas:
“A aviação de segurança pública merece toda a nossa reverência pelo trabalho de excelência que desempenha hoje. São homens e mulheres que recebem a admiração e o orgulho da população, declarou.
A deputada Katia Sastre lembrou os 12 anos em que conheceu de perto o trabalho aéreo da corporação, e elogiou a qualidade do serviço e a perícia dos pilotos.
“É muito gratificante estar aqui e olhar um plenário com tanta farda, somos uma família só. Admiro demais o trabalho de vocês , é um trabalho maravilhoso, a gente acompanha e vê o quanto vocês salvam vidas, sei bem o que é estar dentro de uma aeronave”, declarou.
Já Ricardo da Silva La Cava lembrou que o uso de helicópteros pela instituição — iniciado em 2007 — melhorou a vigilância de fronteiras, possibilitando grandes apreensões de cargas ilegais.
“Se a justiça não tiver meios de impor sua decisão, ela é débil. Por isso temos esses meios de repressão ao contrabando e ao descaminho”, afirmou o auditor.
A unidade aérea da Polícia Federal presta serviços da melhor maneira possível, segundo Jackson Rimac Rosales Allanic, coordenador de Aviação Operacional da instituição. Para ele, a homenagem à aviação é um reconhecimento à Polícia Federal e aos órgãos parceiros.
“O conjunto nos faz mais forte, e na aviação vemos isso mais claramente”, declarou.
Jahir Lobo Rodrigues ressaltou que a aviação traz “esperança a quem não tem” ao conferir celeridade na salvação de vidas. Ele espera que a integração dos órgãos contribua para o aumento da segurança de qualidade.
Com informações da Agência Senado.
Fotos: William Sant’Ana