Sancionado o PL 4.426/ 2023 que trata da recomposição salarial das forças de segurança do DF
Mesmo com acordos feitos e árdua luta, o auxílio-moradia dos militares foi vetado
Neste dia 15/11, foi publicado no Diário Oficial, a agora Lei nº 14.724, de 14/11/2023, que concede o reajuste salarial às forças de segurança do DF.
Ainda na terça-feira (13), quando recebeu informações de que itens do texto aprovado no Congresso Nacional sofreriam vetos do presidente da República, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) manifestou preocupação e se articulou com intuito de evitar. Mas mesmo com acordos e muita luta, itens importantes das instituições de segurança do DF, foram vetadas.
“O atual governo não gosta da polícia. Essa é a verdade”, lamentou Izalci, que informou ainda que trabalhará para garantir os direitos dos policiais, pois cabem recursos.
Além do auxílio-moradia dos militares, o presidente também vetou:
- dispositivo que permitia a cessão de militares e policiais civis do DF para cargos comissionados ou de confiança no Poder Legislativo;
- trecho que permitia o pagamento de licença remunerada para servidores da segurança pública do DF eleitos para a presidência de sindicatos;
- que o GDF poderia criar uma indenização a bombeiros e policiais militares e civis do DF — ativos, inativos e pensionistas — por desgastes orgânicos e mentais relacionados ao exercício das funções.