Militares da reserva das Forças Armadas debatem reestruturação da carreira no Café Virtual com senador Izalci Lucas
Dirigentes de entidades representativas das carreiras militares manifestaram preocupação com as mudanças ocorridas na legislação no ano passado.
Servir ao seu país por meio da carreira militar, não é uma tarefa fácil e muito menos reconhecida. Na manhã deste sábado (27), dirigentes de entidades representativas das carreiras militares de todo o Brasil participaram do Café Virtual com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Nesta edição, Izalci Lucas contou com a presença do colega parlamentar, senador Major Olímpio (PSL-SP). Os dois são vozes ativas da família militar no Congresso Nacional.
O Café Virtual é um projeto de reuniões online promovido pelo parlamentar onde ele dialoga com os vários segmentos da sociedade em busca de identificar seus anseios e necessidades. Os representantes dos militares elencaram alguns entraves que surgiram com a Lei 13954/19. A nova legislação alterou trechos do Estatuto dos Militares, da lei que trata das pensões, da lei que dispõe sobre as promoções para oficiais e sobre a previdência social dos militares.
A reunião online contou com a participação de representantes de associações de vários estados que manifestaram estar preocupados com as mudanças e também com alguns problemas pendentes como a paridade e a integralidade dos vencimentos dos militares que entraram para a reserva entre os anos de 2001 e 2019 com os que estão na ativa.
A nova regra para ascensão ao quadro de oficial também foi questionada pelos dirigentes. Antes, o pré-requisito era apenas o nível superior. Com a mudança, os praças terão que ir além da graduação superior e ser submetido a concurso público. Se não passar, nunca chegará a oficial. Nem mesmo pelo mérito ou qualquer outro tipo de requisito.
O senador Major Olímpio, que é da reserva da Polícia Militar de São Paulo, disse que é preciso que todos se unam para resolver esses impasses. Ele se comprometeu a apoiar toda e qualquer ação que venha a ser realizada.
Já o senador Izalci Lucas lembrou de compromissos que foram assumidos pelo governo e que foram esquecidos. “Nós estivemos no Palácio do Planalto tratando desses assuntos quando se estava debatendo a reforma da previdência. Vamos voltar a abrir esse diálogo com o governo em busca de chegarmos a uma solução”, afirmou Izalci.
Participaram do Café Virtual as seguintes associações: AMIRFA -- Associação dos Militares da Reserva das Forças Armadas; UNEMFA -- União Nacional das Esposas de Militares das Forças Armadas Brasileiras; FENGIFA -- Federação Nacional dos Militares Inativos das Forças Armadas; ABRAMEAR -- Associação Brasileira dos Militares Especialistas de Aeronáutica; APRAFA -- Associação de Praças das Forças Armadas; IBALM Instituto Brasileiro da Análise e Legislações Militares e Amiga-associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências nos Diários Oficiais.
Assista abaixo a íntegra do Café Virtual com os representantes dos militares