Servidores e médicos da saúde do DF falam da situação da pandemia no Café Virtual

 em Saúde, Últimas

Preocupados com a possibilidade de haver um colapso na rede pública de saúde do Distrito Federal com a flexibilização do distanciamento social, servidores e médicos que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus participaram, neste sábado (04), do Café Virtual com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O objetivo do encontro foi debater a situação do trabalho que vem sendo realizado nesse período de pandemia pelo governo.

Os profissionais de saúde relataram ao senador que a capacidade de atendimento nos hospitais públicos a pacientes com covid já está chegando a sua totalidade. Médicos disseram que há regiões de saúde que não têm mais leitos disponíveis e que a tendência é que todo o sistema de saúde, tanto da parte da rede pública quanto privada, não consiga operar devido à falta de UTIs e de insumos hospitalares.

Falta pessoal

Durante o Café Virtual, os servidores da Secretaria de Saúde elencaram que os problemas vão desde a falta de pessoal, equipamentos, medicamentos e capacidade de gestão administrativa daqueles que ocupam cargo de chefia. Os profissionais lembraram que os recursos destinados por emendas parlamentares para ajudar a executar projetos para a área da saúde também não têm a sua destinação correta ou o governo não consegue liberar por não dispor de pessoal para elaborar a proposta.

Rede Sarah não cede leitos

O ponto mais crítico de toda a crise apontado pelos servidores é a falta de leitos de UTIs. Um dos profissionais manifestou sua indignação pela falta de apoio de outras instituições de saúde citando como exemplo a Fundação Sarah Kubitscheck. “Temos conhecimentos que há leitos disponíveis no Sarah e, lamentavelmente, não são disponibilizados à população”, revelou o servidor.

O senador Izalci Lucas informou que na próxima segunda-feira (06) a Comissão que vai acompanhar as ações do governo do Distrito Federal (GDF) para enfrentar a covid será instalada no Congresso Nacional. “Temos visto que o governador Ibaneis Rocha tem se empenhado no combate ao coronavírus”, destacou o parlamentar. Ele ainda acrescentou que irá pedir a rede Sarah que ceda os leitos para o GDF.

“Vamos conversar com eles para que esses equipamentos sejam cedidos ao governo. Lógico, o GDF poderá estar pagando pelo uso desses leitos assim como é feito com os hospitais da iniciativa privada”, observou Izalci.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar