Izalci se reúne com especialistas do Samu para discutir projetos na área da saúde

 em Notícias, Saúde, Slide, Últimas

O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou, nesta quinta-feira (10/09), de reunião virtual com a direção do Samu – Central de Regulação Médica de Urgência, para ouvir demandas e falar sobre o projeto Repensar o DF, que tem como objetivo debater a construção de políticas públicas voltadas para nortear as ações do Estado no âmbito do DF e seu entorno, definir prioridades e estabelecer metas para cada área até 2030, com a participação de especialistas.

Na ocasião, o presidente da Sociedade Brasileira de Queimados – SBQ, José Adorno, pediu o apoio do senador no projeto de integração da rede nacional dos queimados, juntamente com o Samu, utilizando o Sistema Único de Saúde – SUS. O projeto inclui a criação de um banco de pele, e o serviço nacional de transplante para queimados. “Temos no Brasil, mais de 60 serviços de queimados, inclusive em Brasília, mas não é integrado. Trabalhando de forma integrada, o serviço conseguiria responder melhor aos acidentes com múltiplas vítimas”, explicou.

O senador ressaltou a dificuldade que o Governo do Distrito Federal vem demonstrando para cuidar da saúde, executar emendas, inclusive nessa área. “Infelizmente, a saúde nunca teve realmente um planejamento, uma integração, uma informatização. Não há interesse desse, e dos últimos governos, de qualquer tipo de controle. Passamos bilhões para o GDF nesses últimos meses, e sequer prestam contas. A saúde precisa realmente de um planejamento melhor”, afirmou Izalci.

Os integrantes da reunião ficaram de enviar um projeto detalhado ao senador, sobre o sistema nacional de atendimento a queimados, para que ele ajude a intermediar junto ao Ministério da Saúde. Izalci se colocou à disposição para ajudar no que for possível, e pediu aos participantes que ajudem a construir um projeto para a saúde em Brasília, dentro do Repensar o DF.

Também estiveram na reunião, o major médico Petrus Barron Sanchez, diretor do Complexo Regulador da Secretaria de Saúde, o major médico Alexandre Garcia Barbosa, diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.
.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar