Parlamentares vão debater o impacto da ciência e tecnologia na economia brasileira
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) realizará audiência pública para discutir o tema a pedido do senado Izalci Lucas (PSDB).
Em plena semana da ciência e tecnologia, deputados e senadores que integram a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional irão debater, na próxima quarta-feira (23), o impacto da ciência e tecnologia na economia do Brasil. A reunião foi requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.
Foram convidados para o debate os secretários-executivos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini, e da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys. Também devem participar o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, o chefe do projeto de construção do acelerador Sirius, Antônio José Roque da Silva, além do presidente do Conselho de Administração da Klabin S.A, Horácio Lafer Piva, e representante do Centro de Pesquisa em Energia e Materiais e Embrapa.
Para o senador Izalci Lucas, a reunião na CMO poderá ser o divisor de águas para a falta de orçamento para o setor. “Aqui no Brasil, nós fazemos o caminho inverso dos outros países. É comum ver que lá fora, eles investem em ciência e tecnologia nos momentos de crise econômica para ajudar a recuperar o país. Já no Brasil, corta-se o orçamento da ciência e tecnologia”, lembrou o parlamentar.
“Nessa audiência pública vamos sensibilizar os parlamentares para que os recursos para a ciência e tecnologia sejam garantidos e não haja cortes e nem contingenciamentos como se fazia nos governos anteriores, pois o setor precisa crescer e o Brasil é uma potência nesse quesito, mas falta uma atenção maior. Nós vamos mudar isso”, disse Izalci Lucas.
SERVIÇO
Audiência Pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO) para debater o impacto da ciência e tecnologia na economia do Brasil.
Dia | 23 de outubro de 2019 (quarta-feira).
Horário | Às 14h30
Local | Plenário 2, anexo II, Câmara dos Deputados