Izalci defende o uso da tecnologia no apoio à educação e melhores serviços de conexão no Brasil

 em Ciência e Tecnologia

Em “live” da Brasscom, o senador Izalci Lucas disse que a pandemia despertou o interesse das pessoas pela tecnologia e afirmou que os professores precisam estar inseridos no processo de transformação digital.

A Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, começou a realizar “lives” pelo Instagram com atores e representantes da área que atuam em defesa do setor. Na noite de segunda-feira (26), o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou da transmissão da entidade, juntamente com Daniel Stivelberg, gerente de Relações Governamentais da Brasscom, para debater a importância da tecnologia no apoio à educação. Izalci preside a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação e é também vice-presidente da Frente Parlamentar de Educação.

Durante a transmissão, o senador destacou que a pandemia refletiu nos hábitos da população, principalmente, quanto ao uso da tecnologia. O parlamentar citou que o próprio Congresso Nacional teve que se adaptar rapidamente para poder votar matérias legislativas necessárias para enfrentar o coronavírus.

O senador comentou que o Brasil precisa investir em infraestrutura na área de serviços de conexão. “Todo cidadão hoje tem que ter acesso à internet. Temos que implantar a banda larga nas escolas e em todo o serviço público. As pessoas estão conseguindo enxergar a importância da tecnologia e, por isso, precisamos melhorar o sinal de conexão”, disse Izalci.

Daniel Stivelberg agradeceu ao senador por ter apresentado emenda a medida provisória que flexibiliza as instalações das antenas retransmissoras de sinal e diminui a burocracia quanto aos requisitos exigidos pelos órgãos governamentais. “O seu trabalho possibilitou que as empresas desse segmento pudessem aumentar a sua cobertura de área”, declarou o representante da Brasscom.

No decorrer da live, Izalci mencionou a falta de acesso à internet por parte dos estudantes das escolas públicas e falou que a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano seria uma grande injustiça.

“Atualmente, os alunos das escolas privadas estão tendo aulas pela internet e os das escolas públicas não chegaram a ter nada em relação a conteúdo nesses últimos dois meses. Você colocar aquele estudante que terminou o curso e o que não concluiu para fazer a mesma prova, não dá. É muita covardia”, lamentou.

Para Izalci Lucas, é preciso também investir na qualificação e capacitação dos professores. O parlamentar ressaltou que muitos docentes, muitas vezes, sentem dificuldades ao lidar com a tecnologia, o que pode ocasionar em aversão ao emprego da inovação tecnológica em sala de aula. “Os professores tem essa dificuldade porque nós já temos uma geração digital. É preciso incluir o professor nesse processo de transformação”, afirmou o senador.

Izalci Lucas e Daniel Stivelberg discorreram sobre outros assuntos relacionados a tecnologia e educação. Veja no link, a íntegra da transmissão ao vivo realizada pela Brasscom.

Live Brasscom com Izalci Lucas: https://www.instagram.com/p/CAoGurxBbA1/

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar