Brazlândia, o berço das águas corre perigo
O senador Izalci Lucas esteve na cidade para ouvir a população e recebeu dos moradores um pedido de socorro para salvar seus mananciais e regularizar as terras da agricultura familiar
No Rodeador, o produtor e pioneiro Julio Bispo fez um relato preocupante com relação ao uso das águas, especialmente as disputas que existem na região. “Aqui é a Caixa d’água do Distrito Federal. Se não cuidarmos, a água vai faltar”, afirmou Júlio Bispo. Para o senador Izalci, “há medo e preocupação com o dia a dia. A água é finita no futuro, mas hoje ela está em disputa. Uma hora vem, noutra não. É necessário e urgente que o poder público, digo o governo do Distrito Federal faça aquilo que já colocamos em lei e em recursos, e não foi pouco. Foi muito dinheiro para tratar dessa questão das águas do Rodeador”.
Feirantes
Na Feirinha da Vila São José, o senador ouviu a comunidade e suas mais urgentes demandas, dentre elas investimento nas estradas para escoamento e armazenamento da produção. “O bom de tudo isso é a gente saber que as pessoas estão lutando, querem mudar e transformar. Mas, acima de tudo, elas querem saber quem faz, quem quer fazer e como vai fazer”, disse Izalci. Expliquei o que faz o legislativo e o executivo. A gente manda os recursos, mas se o governo não quiser ou foi incompetente, de nada adianta a gente mandar o dinheiro, pois não vão realizar por falta de vontade política, corrupção ou pura incompetência”, afirmou o senador.“Precisamos não só enviar recursos, precisamos fiscalizar e exigir a execução desses recursos”, completou.
Cursos
O senador visitou também o Santuário Menino Jesus e, depois, a Paróquia São José que faz um forte trabalho de assistência social às famílias e jovens da cidade, sob o comando do incansável padre Antônio Élio. O padre pediu ajuda para cursos de capacitação de jovens e requalificação de adultos. “Cursos assim, especialmente na área de tecnologia e inovação trarão novas oportunidades para os jovens e adultos que estão fora do mercado de trabalho”, afirmou.
Lideranças
A parada seguinte foi o encontro com as lideranças da cidade em um café da manhã que reuniu presidentes de associações de produtores, educadores, servidores da saúde, segurança pública, comerciantes e religiosos, dentre outros. Para o senador, a comunidade de Brazlândia sabe o que é necessário para a cidade, mas não têm a atenção devida por parte do poder público. “As pessoas querem ser ouvidas. Quem mora na cidade é quem sabe o que ela precisa, o que é melhor. Por isso, tenho pautado meu mandato, ouvindo a população, e aqui estou”, disse o senador.
A próxima parada foi um almoço na Churrascaria Gaúcha com empresários, representantes do Conselho de Cultura da cidade e com Maurício, representante do ICMBIO. Para os setores, faltam investimentos na cidade no tocante à vocação da região que é a agricultura familiar, o turismo religioso e ecológico e também apoio à cultura local. Brazlândia é rica em plantação de frutas, pecuária leiteira, tem o segundo maior santuário católico do Brasil, a catedral do Menino Jesus, trilhas ecológicas naturais, um belíssimo complexo de cachoeiras na Floresta Nacional (FLONA) e tem artistas talentosos e até de renome internacional.
Esporte e Lazer
No caminho tinha um lago. Izalci parou no RestauranteMandacarú, situado à beira do lago, um dos lugares mais queridos dos moradores da cidade para cumprimentar as famílias, amigos de Goianésia e do futebol. Para os moradores, o incremento no turismo da cidade vai trazer para o local mais visitantes e aumentar o emprego e a renda daqueles que investiram e investem no esporte e lazer da cidade.
Rancho Paraná
Um dos locais mais aprazíveis da cidade é o Rancho Paraná. Uma propriedade de agricultura familiar que pertence à família Jakubowski Carvalho, pioneira na região que fica no Núcleo Alexandre Gusmão. No Rancho Paraná são desenvolvidas atividades de agroturismo, alimentação no restaurante rural e produção de flores tropicais e folhagens. o senador Izalci se reuniu com produtores rurais do local e ouviu deles um pedido de socorro para lutar pela preservação da região que, segundo as lideranças presentes, está sendo tomada por grileiros que já estão invadindo e parcelando áreas com apoio de políticos locais. Os produtores relataram a situação e as providências que já tomaram junto ao MP, por meio do Prourb e pediram a ajuda do senador Izalci no reforço e na luta pela punição dos criminosos e para impedir novas investidas por parte deles. Para Rosane, segunda geração da família, filha de Chico Paraná, a situação é muito grave. “mais do que regularização, faço aqui um pedido de socorro”, alertou.
Regularização Fundiária
A última parada foi uma reunião com os chacareiros do Incra 7 Coagri no Bar dos Amigos. As questões levantadas pelos produtores são a regularização fundiária, cujos documentos já foram entregues e confirmados, a pavimentação da estrada e paradas de ônibus (VC 561). Os moradores dessa região, assim como do Incra 8, relataram as inúmeras dificuldades para escoar a produção local.
Pit Stops
O senador Izalci ainda visitou o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil em seus quarteis locais e alguns comerciantes locais como o Carlinhos da Farmácia e Mineirinho da Pamonharia Mineira no Incra 6.
Ao finalizar o dia de visitas em Brazlândia, o senador Izalci Lucas disse que ouviu todas demandas e vai trabalhar uma por uma. Disse ainda que a regularização fundiária para aqueles que, de fato, têm o direito, sairá.“Com todas as burocracias feitas, difíceis, eu sei, havemos de comemorar, quando cada um que tanto lutou, dentro da lei, tenha seu título de propriedade”, afirmou o senador.