Dia de visitas no Guará, Arniqueira e Águas Claras

 em Todas

O senador Izalci Lucas (PL-DF) tem cumprido agendas nas regiões administrativas do Distrito Federal, com o objetivo de ouvir as necessidades e saber na prática, de que forma sua atuação parlamentar tem alcançado a vida das pessoas.

Guará

Nesta segunda-feira (01/04), o senador Izalci esteve no Guará, onde visitou a Administração Regional e ouviu de Artur Nogueira (administrador), as principais demandas da cidade.

No Conselho Tutelar, Izalci conheceu as instalações da unidade que é a única de todo o Guará. Dentre as necessidades: a construção de uma nova unidade na cidade, bem como melhorias na estrutura da atual.

Ainda no Guará I, o senador se encontrou com moradores e lideranças, no quiosque do Quirino, da amiga Araceli, e depois, no Guará II, no quiosque Arerê. Nestes encontros, recordou sua história com a cidade – a primeira onde morou – e enalteceu o trabalho dos prefeitos de quadras, trabalho criado e valorizado pelo o ex-governador Roriz.

“Os prefeitos de quadras do Guará são ativos e cuidam bem da cidade”, disse Izalci, falando da vontade que tem de trazer o projeto de volta em todo o DF. Ele lembrou que na época em que foi diretor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), disponibilizava garis aos prefeitos de quadras, o que garantia a limpeza e a ordem. Hoje, a sujeira na cidade incomoda moradores.

 

Em reunião na Associação de Moradores de Arniqueira (AMAPC), Izalci, que conhece bem a situação das regiões do DF em fase de regularização, explicou que foi para o Congresso para mudar as leis e melhorar, de fato, a vida da população do DF.

“Veio ao Congresso Nacional, uma Medida Provisória para a Amazônia, então, aproveitei para incluir benfeitorias para nosso DF, para regularização fundiária”. Segundo ele, graças à esta sua atuação, benfeitorias nos condomínios irregulares fez com que baixasse em até 45% nos valores dos lotes, no processo de regularização junto à Terracap.

Izalci fez visita à Telma Rufino, na Administração Regional de Arniqueira, que se mudou para a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), para viabilizar a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma Feira Permanente e novo edifício sede da Administração Regional.

Arniqueira – É a 33ª Região Administrativa (RA XXXIII) do DF e foi implementada pela Lei n⁰ 6.391, de 2019, na qual separa Arniqueira, Areal e ADE, da RA de Águas Claras. Tem cerca de 46 mil moradores e abrange uma área de 1,3 mil hectares.

 

Em Águas Claras, Izalci conversou com o administrador Mário Henrique Furtado, que mostrou o mapa da RA e das áreas destinadas para as construções de creche, escola, UPA, UBS e a estrutura da feira. Segundo ele, 4,8 mil crianças de Águas Claras estudam fora, por isso, escolas públicas são necessárias. “Quando o projeto das escolas estiver pronto, contaremos com a ajuda do senador”, disse Mario ao senador, que se colocou à disposição para contribuir.

Izalci esteve no Conselho Tutelar de Águas Claras, onde foi recebido pelas cinco conselheiras. Segundo elas, muitas ocorrências envolvem pessoas em situação de rua, que em sua maioria, vêm de outras cidades. “É necessária uma campanha para que a população não dê esmolas”, disseram as profissionais que também agradeceram pelo carro que Izalci destinou no ano passado, por emenda parlamentar.

Em visita às instituições de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Águas Claras, o senador reforçou a defesa das categorias no Senado Federal.

O comandante do 17⁰ Batalhão de Polícia Militar (17⁰ BPM), Tenente-coronel Adailton Santana, explicou que o Batalhão cobre muito além de Águas Claras e também atende Arniqueira, Areal, quatro quadras do Park Way e parte de Taguatinga. Ou seja, uma população de 270 mil. “Somos no total 183 homens e mulheres, enquanto que o previsto do efetivo é de 540 policiais”.

Águas Claras – RA XX, com área de 31,50 Km² e 128 mil habitantes.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar