Projeto de Izalci que cria o canal de denúncias “SOS: maus-tratos contra Idosos” será votado no Senado nesta quarta-feira
Senador apresentou o projeto com o objetivo de ajudar a proteger vítimas desse tipo violência
O projeto (PL 4.537/2020) do senador Izalci Lucas (PSDB/DF), que cria um canal exclusivo para denúncias de violência e maus-tratos contra idosos, será votado nesta quarta-feira (7), no Plenário do Senado. A informação foi dada por Izalci durante a sessão remota desta terça-feira (6). O pedido para a inclusão da matéria na pauta de votações foi feito pelo senador durante reunião de líderes, justamente em função do aumento no número de casos no período da pandemia.
“Na reunião de Líderes hoje de manhã, eu fiz um apelo ao Presidente Davi, para que o projeto fosse pautado. Dia 1º de outubro foi o Dia Internacional do Idoso, mas não há muito a ser celebrado. Cerca de 53% das agressões foram cometidas pelos filhos; em segundo lugar, os netos. Nesse período de pandemia, os casos aumentaram mais 50%”, lamentou Izalci.
O senador ressaltou que o projeto não tem custo, pois apenas cria o canal. Segundo relatou, em 2018, foram mais de 37 mil denúncias feitas no Disque 100, criado para proteger crianças e adolescentes, com foco em violência sexual.
“Então, os números mostram que a gente precisa de um canal exclusivo para atender mais rapidamente o idoso”, avaliou Izalci.
Na presidência da sessão, o senador Marcos Rogério (DEM – RO) afirmou que o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/ AP), já havia determinado a inclusão da matéria na pauta do Plenário desta quarta-feira (7) e informou que a senadora Rose de Freitas (Podemos/ES) vai ser a relatora do projeto.