Moradores da área rural de São Sebastião pedem apoio ao senador Izalci para resolver demandas da região
A falta de regularização fundiária, dificuldades no abastecimento de água e outros problemas foram relatados ao parlamentar
A Região Administrativa de São Sebastião possui uma área rural significativa e que merece atenção por parte do Governo do Distrito Federal. Mas, não é o que vem acontecendo. Moradores do Tororó, da Aguilhada, do Assentamento 1º de Julho e Assentamento Cavas, estiveram reunidos virtualmente nesta sexta-feira (16) com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) em busca de apoio para solucionar problemas de suas localidades.
segundo os moradores, entre as principais demandas apresentadas estão a falta de abastecimento regular de água e energia elétrica, equipamentos públicos como escolas e postos de saúde, e regularização fundiária de suas terras.
O representante dos moradores do Tororó, Carlos Orlando, relatou ao senador que o condomínio onde vive, com a definição das poligonais por parte do GDF, passou a pertencer ao Jardim Botânico e não mais a São Sebastião. “Nós estamos situados nesse local desde 1989 e sempre fomos de São Sebastião. Somos um condomínio de baixa renda, mas com esse tipo de situação vai dificultar a regularização de nossos imóveis”, explicou Orlando.
Já o presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar – Aspaf, Gilliardi Bento, citou que a região da Aguilhada também vem sofrendo com a falta de regularização fundiária das terras destinadas para a produção agrícola. “Esse problema da falta de legalidade dos imóveis com a falta de água deixa as mais de 300 famílias dessa região preocupadas com o dia de amanhã. A Terracap fala que a área é dela, mas não resolve esse problema”, reclamou o dirigente.
Para o senador Izalci Lucas, o que falta na verdade é vontade política por parte do GDF para resolver.
“O Distrito Federal precisa recepcionar a Lei 13.465/17, que trata da regularização fundiária urbana e rural, e regulamentá-la para que possa solucionar os problemas de áreas como a de vocês. É preciso planejamento e organização, coisa que o governo Ibaneis está demonstrando que não tem”, afirmou o parlamentar. Ele ainda se comprometeu em entrar em contato com os órgãos competentes para viabilizar uma solução. “Vou estar junto com vocês nessa luta”, declarou.
MORRO DA CRUZ
O senador ainda participou de outra reunião virtual com líderes de São Sebastião para debater a regularização do Núcleo Rural Morro da Cruz. As terras do setor não estão sendo consideradas como área passível de regularização devido a pendências jurídicas.