Izalci debate mudanças nas carreiras de Estado com representantes de servidores públicos
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) participou, nesta sexta-feira (16) de reunião com representantes da Associação Brasileira dos Analistas e Técnicos de Nível Superior do Poder Executivo Federal, Abratens, para conversar sobre a reorganização e definição das carreiras típicas de Estado na proposta de Reforma Administrativa, que será analisada pelo Congresso Nacional. A associação representa cerca de dez mil servidores em todo o país, sendo cinco mil no Distrito Federal, o que inclui também administradores e contadores do Governo Federal. Os representantes apresentaram ao senador Izalci suas preocupações com relação ao texto da reforma referente a essas carreiras. Segundo Bruno Peres, conselheiro fiscal da associação, há uma série de distorções relacionadas a remunerações e competências, sendo a não inclusão de analistas e técnicos de nível superior, contadores e administradores na lista de carreiras de Estado uma das grandes preocupações. Nesse sentido, os representantes pediram o apoio do senador Izalci para que esses questionamentos possam ser analisados, de modo que sejam feitas as correções necessárias no texto que será votado no Congresso.
Izalci Lucas reafirmou a importância das carreiras de Estado, ressaltando o papel essencial que desempenham, tais como o controle de gastos públicos, e defendeu a modernização do serviço público.
“Precisamos valorizar as carreiras de Estado para melhorar os serviços públicos de um modo geral. Sei das dificuldades que existem, pois o sistema público é analógico, demorado e precisa ser modernizado, virar digital. Vou apresentar a demanda no Legislativo e no Executivo para que ela possa ser analisada. Contem comigo”, afirmou o senador.
Também participaram da reunião Arthur Chagas, Adson Lima e Iuri Casemiro.