CB Poder: Izalci defende prorrogação do auxílio emergencial e cobra do governo solução para a economia

 em Capa, Na mídia, Notícias, Slide, Últimas

Em entrevista ao CB Poder, nesta quarta-feira (03/02), o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) falou sobre as expectativas para este ano no que diz respeito à pandemia, reforma tributária, entre outros assuntos. Segundo o parlamentar,  o Senado está “sensível” à questão do auxílio emergencial, que “é urgente”, mas descartou a  possibilidade de cortar despesas para atender à demanda.

“Temos que lembrar que a legislação fiscal é de não furar o teto estabelecido, e não temos onde cortar. Hoje, 96% do orçamento é comprometido com despesas obrigatórias, faltam recursos inclusive para educação, saúde e segurança. Nesse momento a alternativa seria um extrateto para impedirmos as pessoas de passarem fome. É preciso encontrar uma solução, pois a pandemia ainda não acabou. O número de casos da Covid-19 aumentou e, por isso, o Congresso tem que buscar recursos extraorçamentários e definir um valor para o auxílio emergencial até a pandemia acabar”, afirmou.

Izalci disse ainda que o Congresso votou tudo o que foi necessário para a pandemia, e que o governo não pode reclamar do Legislativo.

“Agora é o momento de o governo apresentar uma solução para a economia, como a reforma tributária, o pacto federativo e a reforma administrativa. Precisamos que o Executivo coloque as suas posições de forma mais contundente para que o Congresso aperfeiçoe os projetos e vote, declarou”

Ao comentar o cronograma do Planalto, a respeito das reformas, que tem o objetivo de primeiro votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, depois a reforma administrativa e, por último, a reforma tributária, Izalci afirmou que o principal é votar a reforma tributária , junto com a do pacto federativo, para depois discutir outros temas.

“É impossível aprovar essa reforma sem definir as obrigações das entidades federais, municipais e da União. Eu defendo, assim como a maioria dos parlamentares, fortalecer os municípios e definir qual a responsabilidade e qual o recurso que eles vão receber. O principal é essa questão, para depois discutir reforma administrativa e outros temas”, opinou.

O senador também defende que pautas como essas devem ser votadas de forma presencial. “Não tem como aprovar a reforma tributária virtualmente. Por isso, precisamos ter uma vacina logo, principalmente para os parlamentares mais idosos, para que comece as sessões presenciais, olho no olho”, finalizou.

Izalci comentou ainda a eleição de Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara dos Deputados e o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro  sobre Rodrigo Maia. Confira a entrevista completa:

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar