CAMPANHA DA FRATERNIDADE RECEBE HOMENAGEM NO SENADO

 em Capa, Notícias, Projetos, Slide, Últimas

O Senado realizou nesta sexta-feira (25/3) uma sessão solene para enfatizar e destacar a realização da Campanha da Fraternidade. Promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o lema deste ano é “Fraternidade e Educação”. A sessão foi proposta e presidida pelo senador Izalci Lucas e reuniu personalidades da Igreja no Brasil como o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa; o Secretário-Geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado; e o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira.

 

“Para que a educação seja meta prioritária, precisamos do comprometimento de todos neste que será o nosso grande e mais importante desafio para uma nova era de educar e prosperar”, afirmou Izalci, destacando a importância da ação e do trabalho das autoridades e instituições públicas.

Esta é a terceira vez que o tema educação é o lema da Campanha da Fraternidade e foi impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. O Senador destacou que a educação é um grande problema do Brasil e precisa de políticas públicas de Estado. Mas, ao invés disso, cada governo que entra acaba com tudo e começa tudo novamente.

“Na maioria dos estados e no Governo Federal, temos políticas de governo. Aqui em Brasília não há nem políticas de governo. Já estamos no quinto Secretário de Educação”, destacou Izalci.

 

O Arcebispo de Brasília, D. Paulo Cezar Costa, ressaltou que o tema da Campanha da Fraternidade pretende construir e abrir um “forte diálogo com a sociedade e com os diversos setores da vida da sociedade”. O Secretario-Geral da CNBB, D. Joel Portella Amado, disse que a educação é um tema constante e é uma preocupação fundamental para “quem sonha com um mundo diferente, com um Brasil cada vez mais justo, mais fraterno, mais solidário”.

A sessão contou ainda com discursos dos senadores Flávio Arns e Zenaide Maia e as presenças do Padre Paulo Rogério Fernandes dos Santos, assessor do Setor de Educação da Arquidiocese de Brasília; de

Marina Amado, presidente do Movimento Eureka do Brasil; e, de Nestor Ferreira Campos Filho, coordenador do Movimento Segue-Me. E, também, da contadora de história Nyedja Gennari.

Ao encerrar a solenidade, Izalci fez questão de reafirmar a importância da educação:

“Esse tema é fundamental. Fico triste de ver jovens que não estudam, não trabalham, porque não houve formação profissional. Nós não chegamos a 10% dos jovens fazendo curso técnico. No mundo todo, já são 60% dos jovens que saem com uma formação profissional. No Brasil, ainda estamos muito aquém disso”.

Foto: William Sant’Ana

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar