Abrafarma quer modernizar e ampliar serviços farmacêuticos do Brasil
Representantes da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias se reuniram virtualmente com o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), nesta terça-feira (09/03), para pedirem o apoio em vários serviços que podem ser prestados dentro desses estabelecimentos, com o objetivo de modernizar e ajudar o sistema de saúde brasileiro.
Segundo afirmaram, o Brasil é o 4º pais que mais acessa a internet no mundo. “Atualmente, as pessoas querem resolver tudo pela tela, inclusive na área de saúde”, afirmou Renato Porto, diretor executivo da Abrafarma.
Nesse sentido, também falaram sobre a criação de aplicativos digitais, explicando que por meio deles o paciente poderá acompanhar o tratamento, receber alerta sobre medicação, agendamento de serviços, vacinação, testes, consultar histórico de compra, entre outros. Eles também querem ajuda para a regulamentação da teleconsulta, entre outras questões, ressaltando que o objetivo é ajudar no atendimento à população, e não concorrer com o Sistema Único de Saúde.
Os representantes da Abrafarma pediram o apoio de Izalci, e lembraram que precisam de uma atenção por parte do Congresso, para a reformulação de leis que tratam do assunto. “Algumas dessas leis já estão, de certa forma, ultrapassadas, já que temos novas tecnologias. É preciso modernizar”, disse Renato.
O senador agradeceu as sugestões afirmando que a modernização do sistema é um desafio.
“Precisamos mudar esse quadro analógico, digitalizar o sistema. Isso vai ajudar a acabar com filas, falta de registros e outras dificuldades que a população enfrenta hoje. Estamos no século 21 e isso não tem mais sentido”, declarou.
Repensar o DF
O senador Izalci aproveitou a ocasião e convidou os representantes para participarem do projeto Repensar o DF.
“Aqui em Brasília o sistema de saúde ainda é analógico, não tem sequer controle de estoque. Não tem integração entre os postos de saúde, hospitais, e precisamos começar a pensar nisso”, informou.
De acordo com o parlamentar o objetivo do Repensar é tornar o DF um piloto de projeto de políticas públicas de Estado, com atendimento 100% digital, e os aplicativos e ideias apresentadas pela diretoria da Abrafarma podem ajudar.
Também participaram da reunião Francisco Rodrigues, diretor de coordenação Técnica e de comitês e Daniel Maia, relações institucionais da Abrafarma.